quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Oceano Ártico



O Oceano Ártico ou Oceano Glacial Ártico ocupa uma área de 21 milhões de quilômetros quadrados, corresponde ao conjunto de águas que se encontram congeladas situadas nas proximidades do círculo Polar Ártico no extremo norte do planeta.
Fazem parte do Oceano Ártico territórios como Rússia, Alasca, Canadá, Groenlândia, Islândia e península Escandinava. 
Suas águas são oriundas do Oceano Atlântico e Pacífico, que são interligados por meio do estreito de Bering. O Oceano Ártico detém uma profundidade de aproximadamente 5.000 metros, suas águas permanecem congeladas o ano todo.

Esse Oceano é extenso e coberto por banquisas que correspondem a um enorme volume de águas congeladas, recebe também o nome de Mar Glacial Ártico.Apesar de configurar como um Oceano, não oferece condições como os outros de utilização para atividades como o transporte marítimo e a pesca, por causa das adversidades climáticas, pois as temperaturas são extremamente baixas. As características climáticas da região são provenientes de sua localização geográfica, a luz solar incide com pouca intensidade em face dos elevados graus de inclinação, dessa forma não ocorre a irradiação solar e por isso permanece muito frio em todo decorrer do ano.
No Oceano Ártico estão inseridos diversos mares menores, como o Mar de Barents, Mar de Kara, Mar de Laptev, Mar da Sibéria Oriental, Mar de Chukchi, Mar de Beaufort e Mar de Lincoln. As águas do Oceano Ártico realizam uma restrita interação com os demais oceanos. Debaixo dos gigantescos blocos de gelo, as águas conservam suas temperaturas em torno de 0ºC e essas apresentam salinidade inferior.
Por Eduardo de FreitasGraduado em Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário