quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O Islamismo



O islamismo surgiu em 610 E.C. (era comum) com a mensagem revelada ao profeta Maomé (Mohammad). O termo islam deriva da palavra "Salama" (estar em paz), e seu significado no contexto religioso é a submissão voluntária à vontade de Deus.
Os seguidores da religião islâmica são chamados de muçulmanos (aqueles que se submetem a Deus).
O calendário muçulmano iniciou-se no ano 622 da era comum, quando o profeta Maomé migrou para a cidade de Madina.
No ano 749 EC, Bagdá se tornou a capital do mundo islâmico. Os muçulmanos conquistaram a Espanha em 749 e o islamismo começou a se espalhar pela África, Ásia, Bálcãs e sudeste da Europa a partir do ano 800.
Após o falecimento do profeta Maomé (Mohammad), seus sucessores (os califas), passaram a liderar os muçulmanos por um grande período até o ano de 1918, quando ocorreu a queda do Império Otomano.
No período entre 998-1030 da era comum (EC), o noroeste da Índia foi conquistado por Mahmud de Ghazna. O Sudeste Asiático sofreu a influência do Islam durante o período de 1588 a 1629, principalmente na Indonésia e Sumatra. Em 1757, com o término da Batalha de Palssey, na Índia, o controle muçulmano diminuiu naquela região, devido à vitória britânica.
O islamismo continuava sua expansão. Shehu Usman Dan Fodio, levou o Islam até a África ocidental durante o ano 1804.
Foi estabelecido um estado muçulmano no Sudão, no período de 1885 a 1898, por Mahdi. Em 1947, o Paquistão foi criado pelos muçulmanos da Índia.
No século XX, em busca de emprego e novas oportunidades, muitos muçulmanos emigraram para a Europa. Esta emigração resultou numa grande expansão da religião islâmica nas décadas de 80 e 90, se tornando a religião que mais se expandiu no Ocidente durante esse período.
A maioria dos muçulmanos encontra-se no Oriente Médio, África e Ásia.
Constituem 95% da população nos países como Afeganistão, Argélia, Bahrein, Egito, Guiné, Indonésia, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbia, Ilhas Maldiva, Mauritânia, Marrocos, Omã, Paquistão, Catar, Arábia Saudita, Senegal, Somália, Tunísia, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Iêmen.
No Cazaquistão, Tanzânia, Malásia e Moçambique, a população islâmica é de 50% a 75%. Na Índia, Rússia, Tailândia, Zâmbia, Gana, Quênia, Madagáscar, Suriname, o percentual está entre 10% e 50%.
Com grande concentração na África e na Ásia, o islamismo é praticado por uma sétima parte da população mundial, se confirmando como a segunda maior religião do planeta.
No Brasil há um milhão de muçulmanos espalhados por todo o território nacional. As maiores comunidades se encontram nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Rio Grande do Sul e Foz do Iguaçu.
Em todo o país existem mais de uma centena de mesquitas e salas de oração. Só em São Paulo, capital, se encontram cerca de 10 mesquitas, incluindo a primeira edificada na América Latina, a mesquita Brasil na avenida do Estado, Centro da Cidade, que começou a ser construída em 1929.

Grupos
Xiitas (Shiat Ali ) – Partidários de Ali, que segundo os xiitas, deveria ter sido o primeiro sucessor (califa), por ser parente do Profeta Maomé (Mohammad). Na hierarquia política os xiitas determinam que o líder da nação deve ser um descendente do profeta Maomé. São maioria no Irã e numerosos no Iraque, e Afeganistão.
Sunitas – Representam 90% dos muçulmanos. Para eles a liderança cabia sempre a quem foi eleito, desde que apresente capacidade.

Principais lideranças:
Califas - Foram eles os primeiros líderes do Islã e governaram até 1918, quando terminou o Império Otomano. A princípio governavam com força e sabedoria, e viviam de forma simples. Com o crescimento do Império, seus poderes tornaram-se maiores e então eles passaram a viver como reis.
Imam - Líder religioso, pessoa que conduz as orações na mesquia ou a nação.
Shaikh - Pessoa que tem alto conhecimento sobre qualquer área do saber, ou uma pessoa que alcança uma idade avançada.


Fundamentação Doutrinária
Dogmas
O foco principal do Islam é o Monoteísmo (a concepção do Deus único) e a revelação d´Ele ao profeta Maomé (Mohammad).
"Não há deus senão Alá ( Deus), e Maomé é seu Profeta."
Os muçulmanos seguem um conjunto de cinco obrigações religiosas, chamado de "Os cinco Pilares": credo, oração,zacat(caridade, jejum e a peregrinação à Caaba que fica na cidade de Meca (Makkah).
Livros Sagrados
o Corão (Alcorão) – livro sagrado dos muçulmanos que reúne as revelações para o profeta Maomé (Mohammad). O primeiro Corão foi compilado por volta de 650 EC (Era Comum). Este livro maravilhoso do ponto de vista dos ensinamentos e do seu estilo literário, é um conjunto de 114 capítulos (suras), que se organizam da seguinte forma: os textos mais longos vêm primeiro, seguidos pelos mais curtos. Exceção à regra, é a sura 1, que inicia o Corão. Denominado "Al Fatiha" (a abertura), este capítulo inicial louva Alá e pede Sua orientação. Para os muçulmanos, o Corão contém as palavras exatas de Deus, que conforme eram reveladas a Maomé, este as recitava e seus seguidores as escreviam. Algumas histórias são de profetas do Velho e do Novo Testamento da Bíblia.
As leis do Corão dividem as ações humanas em vários grupos:
  • Fard – o que deve ser feito.
  • Mandub – ações encorajadas e recompensadas por Deus.
  • Mubah – ações nem punidas, nem recompensadas, pois o Corão nada fala sobre elas.
  • Makruh – atos desencorajados, mas não punidos.
  • Haram – ações ilegítimas e puníveis por lei.
  • Sunna – Palavra que significa "caminho"ou "lei". São as palavras e atos do profeta. É a explicação prática do conteúdo do Corão através dos ditos, atos e afirmações do profeta Maomé.
  • Hadith – Dizeres e relatos das ações do profeta, que foram compilados, para servir de exemplo para a geração futura. Duas das mais confiáveis coleções são a do imã Bukhari e a do imã Muslim.

Templos
Mesquitas - São os templos muçulmanos. A maioria possui planta retangular. Um arco na parede, denominado "mihrab", indica a direção de Kaaba. À sua direita, geralmente com três degraus, está o "mimbar", de onde o imã fala. Em grandes mesquitas do Oriente Médio, oficiais ficam sobre uma plataforma denominada "dakka"; ao lado há o "kursi", estante sobre a qual é apoiado o Corão.
Kaaba - É o centro físico da fé islâmica. Todas as orações são feitas em sua direção. Primeiro santuário construído por Ibrahim para adorar o Deus Único, a Kaaba está localizada na cidade de Meca (Makkah). Estrutura oca em forma de cubo, com a pedra negra encravada no lado oriental, constitui o início e o fim do Hajj – peregrinação à cidade de Meca (Makkah).
Por: Márcia Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário