Todo o material que recobre a superfície da terra – com exceção de água e gelo – é considerado rocha, em seus mais diversos tipos. Elas são uma junção de dois ou mais minerais – agrupados ou não – que são substâncias naturais formadas por componentes químicos equilibrados, e resultado de milhões de anos da ação de agentes como calor e pressão. A maioria dos minerais tem caráter sólido, como quartzo, mica e feldspato, mas há as exceções como é o caso do mercúrio.
As rochas podem ser classificadas em três tipos, de acordo com a sua formação e de como foram originadas, são eles:
- Rochas Magmáticas ou Igneas,
- Rochas Sedimentares e
- Rochas Metamórficas.
Rochas Magmáticas ou Igneas
São o resultado do magma resfriado, expelido para atmosfera por vulcões. O magma é um material pastoso que originou as primeiras rochas em solo terrestre. Essas se dividem em dois tipos:
Magmáticas Intrusivas
Ainda conhecida como vulcânicas, as rochas intrusivas são formadas pelo magma solidificado nas profundezas e podem ser encontradas no Brasil, por exemplo, na Serra da Mantiqueira, que é formada por granito, um exemplo de rocha intrusiva. Como também na Serra do Mar e em alguns pontos do Planalto Residual Norte-Amazônico. Gabro e Sienito são outros exemplos desse tipo de rocha.
Magmáticas Extrusivas
Já as rochas extrusivas, também chamadas de plutônicas, são formadas pelo magma solidificado na superfície. O magma é expelido para a crosta ou próximo a ela e então resfriado rapidamente, o que pode dar a essas rochas um aspecto vítreo. São exemplos de rochas extrusivas o Basalto, Andesito e Riolito.
Rochas Sedimentares
São formadas por resíduos de outras rochas já existentes e materiais orgânicos que carregados pela água ou vento se acumulam e dão origem às rochas sedimentares. Esse tipo de rocha compõe cerca de 80% da superfície dos continentes terrestres. Elas são divididas em três tipos:
Sedimentares Orgânicas
Estas são formadas por restos de animais e vegetais que se acumulam e dão origem a rochas como Calcário e Carvão dada a pressão e temperatura a que são expostas.
Sedimentares Clásticas ou Detríticas
Formadas por detritos de rochas antigas, compostas basicamente por sílica agregada a outros minerais. Exemplos de rochas detríticas são o Tilito e Arenito.
Sedimentares Químicas
Formam-se pela ação do líquido saturado no ambiente em que se encontram. Exemplos bastante comuns de rochas químicas são as Estalactites e Estalagmites.
Rochas Metamórficas
Como o próprio nome sugere, as rochas metamórficas sofreram alterações em sua estrutura devido a fatores como alta pressão e temperatura, ou podem ser rochas magmáticas, sedimentares e até mesmo magmáticas deformadas. Quartzo e Mármore são exemplos de rochas magmáticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário