quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Tipos de Rochas


 Todo o material que recobre a superfície da terra – com exceção de água e gelo – é considerado rocha, em seus mais diversos tipos. Elas são uma junção de dois ou mais minerais – agrupados ou não – que são substâncias naturais formadas por componentes químicos equilibrados, e resultado de milhões de anos da ação de agentes como calor e pressão. A maioria dos minerais tem caráter sólido, como quartzo, mica e feldspato, mas há as exceções como é o caso do mercúrio.
As rochas podem ser classificadas em três tipos, de acordo com a sua formação e de como foram originadas, são eles:
  • Rochas Magmáticas ou Igneas,
  • Rochas Sedimentares e
  • Rochas Metamórficas.

Rochas Magmáticas ou Igneas

São o resultado do magma resfriado, expelido para atmosfera por vulcões. O magma é um material pastoso que originou as primeiras rochas em solo terrestre. Essas se dividem em dois tipos:

Magmáticas Intrusivas

Granito, Gabro e Sienito
Granito, Gabro e Sienito | Imagem: Reprodução
Ainda conhecida como vulcânicas, as rochas intrusivas são formadas pelo magma solidificado nas profundezas e podem ser encontradas no Brasil, por exemplo, na Serra da Mantiqueira, que é formada por granito, um exemplo de rocha intrusiva. Como também na Serra do Mar e em alguns pontos do Planalto Residual Norte-Amazônico. Gabro e Sienito são outros exemplos desse tipo de rocha.

Magmáticas Extrusivas

Basalto, Riolito e Andesito
Basalto, Riolito e Andesito | Imagem: Reprodução
Já as rochas extrusivas, também chamadas de plutônicas, são formadas pelo magma solidificado na superfície. O magma é expelido para a crosta ou próximo a ela e então resfriado rapidamente, o que pode dar a essas rochas um aspecto vítreo. São exemplos de rochas extrusivas o Basalto, Andesito e Riolito.

Rochas Sedimentares

São formadas por resíduos de outras rochas já existentes e materiais orgânicos que carregados pela água ou vento se acumulam e dão origem às rochas sedimentares. Esse tipo de rocha compõe cerca de 80% da superfície dos continentes terrestres. Elas são divididas em três tipos:

Sedimentares Orgânicas

Carvão e Calcário
Carvão e Calcário | Imagem: Reprodução
Estas são formadas por restos de animais e vegetais que se acumulam e dão origem a rochas como Calcário e Carvão dada a pressão e temperatura a que são expostas.

Sedimentares Clásticas ou Detríticas

Arenito e Tilito
Arenito e Tilito | Imagem: Reprodução
Formadas por detritos de rochas antigas, compostas basicamente por sílica agregada a outros minerais. Exemplos de rochas detríticas são o Tilito e Arenito.

Sedimentares Químicas

Estalactites e Estalagmites
Estalactites e Estalagmites | Imagem: Reprodução
Formam-se pela ação do líquido saturado no ambiente em que se encontram. Exemplos bastante comuns de rochas químicas são as Estalactites e Estalagmites.

Rochas Metamórficas

Quartzo e Mármore
Quartzo e Mármore | Imagem: Reprodução
Como o próprio nome sugere, as rochas metamórficas sofreram alterações em sua estrutura devido a fatores como alta pressão e temperatura, ou podem ser rochas magmáticas, sedimentares e até mesmo magmáticas deformadas. Quartzo e Mármore são exemplos de rochas magmáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário