quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Estepes e Pradarias



Também chamadas de relvados, as pradarias comportam uma vegetação de planícies vastas e abertas, onde não há árvores ou arbustos, apenas capim baixo em abundância. Essa vegetação é presente nas áreas de clima temperado, principalmente na América do Norte, mas aparece em todos os continentes.
As pradarias não têm grande necessidade de água para se desenvolver, afinal elas ocorrem em regiões onde o índice pluviométrico é muito baixo. O que essa vegetação precisa mesmo é de fogo. As queimadas naturais, que ocorrem anualmente (na maioria dos casos), são muito benéficas para as gramíneas típicas, pois essa ação elimina a quantidade excedente de matéria orgânica e possibilita a renovação do substrato, dando espaço para a nova vegetação. Contudo a monocultura e as queimadas criminosas podem ser nocivas para as pradarias. Quando as atividades agropecuárias são mal conduzidas e as queimadas propositais mal feitas, as gramíneas não conseguem se recuperar e as pradarias se transformam em desertos. O solo das pradarias é cheio de túneis e tocas de animais, em sua maioria. Elas costumam aparecer ao lado do deserto.
Estepes e pradarias - Vegetação, animais e fotosFoto: Reprodução
  • Pradaria baixa: Apresenta diversidades mais baixas e gramíneas de porte pequeno;
  • Pradaria mista: Tem grande diversidade na flora e está presente em solos muito férteis;
  • Pradaria alta: É encontrada nos locais mais úmidos que contêm gramíneas de até dois metros de altura e raízes bastante profundas.
Fauna – Animais que habitam as pradarias
É possível encontrar leões, elefantes, rinocerontes, perdizes, veados, mulas, pombos, pica-paus, jaguares, cães-da-pradaria, cavalos, avestruzes e antilocapras nessa vegetação.


Um comentário: