quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Deriva Continental



A separação entre a África e a América do Sul decorreu da movimentação constante das placas tectônicas sobre o manto, movimento esse que denominamos deriva continental, aconteceu em todo o planeta. Podemos dizer que a posição dos continentes vem se modificando no decorrer da história da Terra, constatação essa que é resultado de estudos recentes dos cientistas, realizados principalmente a partir de meados do século XX.
A extraordinária teoria da deriva dos continentes foi formulada pelo cientista alemão Alfred Lothar Weneger. Segundo essa teoria, a última deriva continental começou há cerca de 200 milhões de anos, ainda na Era Paleozólca, quando havia um continente “mãe”, chamado Pangeia, e um gigantesco oceano, chamado Pantalassa.
Em decorrência da movimentação das placas tectônicas ao longo da Era Mesozóica (no período Jurássico) o Pangéia fragmentou-se em dois continentes: o Laurásia (formado pelas atuais América do Norte e Eurásia) e o Gondwana (formado pelas atuais América do Sul, África, Índia, Austrália e Antártida). Entre os dois, formou-se um mar relativamente raso: o Mar Tétis.
Gondwana
Ainda na Era Mesozóica (no período Cretáceo), o Laurásia e o Gondwana também se fragmentaram, gerando os continentes atuais. A Índia, por exemplo, soltou-se de Gondwana, formando uma ilha. Já na Era Cenozóica (no período Quaternário), as formas dos continentes começaram a se assemelhar às formas atuais.
Nessa era, a Índia chocou-se contra o continente asiático com tamanha pressão que do choque entre as placas resultou a formação da cordilheira do Himalaia, onde fica o Monte Everest, o mais alto do planeta. Uma das evidências mais banais da deriva continental é o “encaixe” quase perfeito entre os litorais leste da América do Sul e oeste da África.Deriva continental
Antes Pangéia, depois os continentes como conhecemos atualmente• Era Paleozóica: há cerca de 200 milhões de anos existia um único supercontinente: o Pangéia.• Era Mesozóica: há cerca de 130 milhões de anos o Pangéia fragmentou- se em Laurásia (América do Norte e Eurásia) e Gondwana (América do Sul, África, Índia, Austrália e Antártida).• Era Cenozóica: há cerca de 84 milhões de anos, houve a separação entre a América do Norte e a Eurásia e entre a América do Sul, a África, a Oceania e a Índia, que se tornou uma ilha no Oceano Índico.
A — América do Norte B — Eurásia C — América do Sul D — África E — Índia F — Antártida G — Austrália• Era Cenozóica: Na última deriva continental, a Índia colidiu com a Ásia, juntando-se ao continente.
Por: Renan Bardine


Nenhum comentário:

Postar um comentário