quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

União Européia- UE


Origens
Desde o final da década de 1940 multiplicaram-se as iniciativas européias de cooperação que vieram a se tornar o berço da União Européia, tanto no âmbito econômico - social quanto no político - militar. Essas eram fruto da necessidade de reconstruir o espaço europeu devastado por seis anos de guerra, mas também da convicção de que o momento histórico dos Estados europeus individuais já havia passado. Nenhum país poderia competir com as grandes potências daquele momento – Estados Unidos e União Soviética.
As primeiras manifestações de caráter político logo permitiram a cooperação econômica. Em 18 de abril de 1951, seis países – França, Itália, República Federal da Alemanha, Holanda, Bélgica e Luxemburgo – firmaram em Paris um tratado que criava a Ceca (Comunidade Européia do Carvão e do Aço). Em muito pouco tempo a Ceca converteu-se no laboratório da integração européia.
Comunidade Econômica Européia
Em 1957, foi dado um passo decisivo com a assinatura do Tratado de Roma, que formalizou a criação daCEE — Comunidade Econômica Européia. Após o sucesso da cooperação no setor siderúrgico, a meta agora era ampliar a integração nos demais setores da economia. Inicialmente, seis países integravam a CEE: Alemanha Ocidental, França, Itália, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. Em 1973, aderiram três novos sócios: Reino Unido, Irlanda e Dinamarca. A Grécia aderiu em 1981 e a Espanha e Portugal, em 1986.União Européia e unificação monetáriaEm 1992, foi assinado o Tratado de Maastricht, através do qual os países sócios da CEE se comprometeram a padronizar alguns indicadores econômicos e financeiros, a fim de criar uma moeda únicaaté o fim da década. Esse bloco de países passou então a chamar-se UE — União Européia. Em 1995, aderiram à UE três novos países: Áustria, Suécia e Finlândia. Os únicos países importantes que ainda não entraram na UE são a Suíça e a Noruega, pois suas populações decidiram pelo não ingresso. A Islândia requeriu sua entrada no bloco em 2009 e ainda seguem as negociações.Com o objetivo de implantar a moeda única, todos os países sócios da UE tiveram que reduzir suas taxas de inflação e taxas de juros a níveis estabelecidos, controlar as flutuações cambiais e seus déficits públicos. Além disso, as populações e parlamentos de todos esses países tiveram que aprovar a adesão à unificação monetária através de um plebiscito.A unificação monetária concretizou-se com a criação de um Banco Central para todos os sócios, em Frankfurt, Alemanha, em 1998. A moeda única — o euro — foi implantada gradualmente desde 1999 e hoje já substitui as moedas nacionais de quase todos os países. Dos países pertencentes à União Européia, 12 passaram a usar o euro já em 2002: Alemanha, França, Itália, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Espanha, Portugal, Áustria, Finlândia, Irlanda e Grécia. A Suécia, o Reino Unido e a Dinamarca não aderiram à nova moeda, e existe resistência da população desses dois últimos países quanto à sua implantação.
Entrada do Leste Europeu no bloco
A partir de 2004, a União Européia empreendeu uma expansão em direção do Leste Europeu: Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Eslovênia, Malta e Chipre. O ano de 2007 marca a entrada da Romênia e da Bulgária no bloco.A candidatura da Turquia é polêmica devido a diversos fatores: o preconceito contra muçulmanos, as dificuldades econômicas do país, as relações difíceis com o Chipre e as violações aos direitos humanos como a repressão à etnia curda.Países membros:Países membros da União EuropéiaAlemanha - DE; Áustria - AT, Bélgica - BE; Bulgária - BG; Chipre - CY, Dinamarca - DK, Eslováquia - SK; Eslovênia - SI; Espanha - ES; Estônia - EE; Finlândia - FI; França - FR; Grécia - GR; Hungria - HU, Irlanda - IE; Itália - IT; Letônia - LV; Lituânia - LT; Luxemburgo - LU;  Malta - MT; Países Baixos - NL; Polônia - PL; Portugal - PT; Reino Unido - GB; República Checa - CZ; Romênia - RO; Suécia - SE.Em negociação:  Croácia - HR; Islândia - IS; Macedônia - MK; Turquia - TRPor: Reinaldo Araujo Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário