quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Eras Geológicas



Visando a organização e a estruturação da história do mundo, os estudiosos dividiram o tempo em cinco períodos, chamados de Eras Geológicas.
A sucessão das eras é feita com base em acontecimentos marcantes e decisivos para a Terra, mais precisamente, dando foco para as alterações que foram ocorrendo na crosta terrestreao longo dos tempos.
As cinco eras geológicas:Os cinco períodos foram nomeados pelos cientistas de, respectivamente: Era Arqueozóica, Era Proterozóica, Era PaleozóicaEra Mesozóica e Era Cenozóica.A seguir, vamos analisar cada uma dessas eras, levando em conta os fatos mais marcantes que ocorreram em cada uma delas.
O grande começo, há quatro bilhões de anos atrás. Foi nessa era que se iniciou a formação da crosta de Terra. Surgiram, também, as mais velhas formações do relevo terrestre, com o aparecimento das rochas magmáticas e dos chamados escudos cristalinos.Acredita-se que essa era tenha tido seu início há cerca de 2,5 milhões de anos atrás. Foi o período em que as atividades vulcânicas se intensificaram, originando os depósitos de materiais como ouro, ferro e manganês.Um fato muito importante dessa era foi o surgimento de espécies avançadas de seres unicelulares.Era ProterozóicaCom seu início estimado em cerca de 550 milhões a 250 milhões de anos atrás, a Era Paleozóica constituiu um período de grandes transformações na Terra. Nela, surgiram montanhas, rochas e florestas, além de espécies animais como os primeiros insetos e répteis.Era PaleozóicaEstima-se que essa era teve seu início há cerca de 250 milhões de anos atrás. Suas características mais marcantes foram as sedimentações de partes do fundo oceânico (fato que originou as jazidas petrolíferas que encontramos hoje), o surgimento de mamíferos, a evolução da flora e o surgimento dos dinossauros.Era MesozóicaAté então, a última das chamadas eras geológicas. Esse período foi dividido em suas etapas, chamadas, respectivamente, de Período Terciário e Período Quaternário.No período chamado de Terciário, iniciado há cerca de 60 milhões de anos atrás, encontramos característicos como o movimento intenso da crosta, o surgimento de aves, mais espécies de mamíferos e o aparecimento dos primeiros primatas.Já o Quaternário, que teve início há cerca de 1 milhão de anos atrás, foi marcado pela formação atual dos continentes e dos oceanos, assim como um dos fatos mais marcantes de todos: o surgimento da raça humana.
Era CenozóicaPor: Marco Aurélio Fagundes

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário