quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Atmosfera II



O que é atmosfera
A atmosfera é uma camada gasosa inodora, incolor e insípida que envolve a Terra e acompanha todos os seus movimentos, prendendo-se a ela pela ação da gravidade.Formada de uma mistura mecânica de gases que constitui o ar, ela é indispensável à existência do mundo vegetal e animal: fornece o oxigênio necessário à respiração, atua na manutenção do equilíbrio térmico do planeta, possibilita a combustão, a transmissão do som, a difusão da luz e, principalmente, absorve grande parte da energia emitida pelo Sol, permitindo apenas a passagem da radiação solar necessária à vida. 

Atmosfera atual 
Assim, ao longo de milhões e milhões de anos, caminhou-se no sentido da atmosfera atual, com os seus cerca de 21% de oxigênio livre, num equilíbrio hoje cada vez mais frágil face às muitas e constantes ações poluidoras da sociedade humana. Na defesa da qualidade do ar que respiramos há que contar com a ação indispensável da cobertura vegetal, em especial das florestas, e daí a nossa preocupação com a salvaguarda deste inestimável patrimônio verde.
A atmosfera está dividida em duas camadas principais: troposfera e estratosfera, havendo ainda a mesosfera, ionosfera e exosfera. A troposfera, que apresenta a altura média de 11 quilômetros, é a camada que envolve diretamente a terra. É onde ocorre os fenômenos meteorológicos, como as chuvas. A estratosfera está logo após a troposfera. Praticamente não registra fenômenos atmosféricos. A mesosfera, com seu manto protetor de ozônio, diminui a quantidade de raios ultravioletas cujo excesso seria fatal à vida do planeta. A ionosfera apresenta o ar bastante rarefeito. A exosfera começa a uns seiscentos quilômetros acima da superfície da Terra. Nela, registra-se especialmente nitrogênio.
Sem este manto que envolve nosso planeta, os seres vivos não poderiam subsistir. Portanto, a poluição do ar é um perigo constante, cujas conseqüências podem ser catastróficas para toda a vida do planeta.
Por: Kevin Rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário