sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Charges - Falta de Água



















43 comentários:

  1. Analisando as charges acima produza um texto com 10 linhas falando sobre o problema da falta de água potável.

    ResponderExcluir
  2. Olá sou Lucas de O. Nepomuceno aluno da 8ª série B Águia de Haia.
    Uma das coisas mais preocupantes no mundo, é a quantidade disponível de água para vida humana.
    O crescimento de cidades vem aumentando cada vez mais, e gera problemas como: muita poluição e consumo.
    Precisamos prevenir a crise de água devemos economizar água, não deixando a torneira aberta enquanto escovamos os dentes ou lavamos nossas louças, reutilizar a água que lavamos nossas roupas para lavar o quintal, tomar banhos rápidos e não lavar o quintal de casa todos os dias, muitas vezes só varrer é o suficiente. O fato de a água possuir um ciclo de renovação através do processo de evaporação dos mares, rios e lagos, garante sua renovação, entretanto, este recurso vital à nossa sobrevivência está se esgotando. Vamos economizar água!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um desses casos é provocado por um motivo diferente,sempre contornado com racionamento no consumo.

      Excluir
  3. Sou Ariane Chagas Viana, 8 série B, Águia de Haia.
    Estamos com uma grande seca no estado de São Paulo, mas não só aqui, como no país inteiro e em até outros lugares do mundo. O que é muito preocupante, é que as pessoas estão vendo o que está acontecendo mais não abrem realmente os olhos para enxergar o futuro, com a falta de água e a precariedade da vida humana.
    Eu vi uma matéria na televisão que os moradores da cidade de Bauru, estão fazendo um ''rodízio'' de água, ou seja, segundo o presidente da Sabesp de Bauru, ajudou muito a aumentar o nível de água do reservatório.
    Na minha opinião, se tivermos uma sociedade unida e com consciência, ainda teríamos chances de ter um futuro onde a falta de água não nos afete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A água é o constituinte mais característico e peculiar de planeta terra.

      Excluir
  4. Eu sou Raí Aldrovandi, aluno da escola Águia de Haia.
    A água é uma das coisas mais importantes de nossas vidas, existe apenas 3% de água doce em nosso Planeta.
    As pessoas precisam de água para sua sobrevivência, mas muitas não se preocupam com isso, mas deveriam se preocupar, ou seja economizando e usando a água racionalmente.
    Muitas pessoas desperdiçam água, e não se preocupam com o futuro.
    Existe o ciclo da água, que é a evaporação de mares e rios, mas essa quantidade de água não é o suficiente para sobrevivermos, devido o aumento da população.
    A água é finita por isso é necessário a economia e a reutilização da água.

    ResponderExcluir
  5. Olá sou Gabriel Rodrigues; 8 Série C ;Águia de Haia
    A água é principal para a nossa vida; então
    devemos nos preocupar com a falta de água ;não somente
    em nossa região ;mas também com a falta de água no mundo todo.
    Em certas regiões ;como no nordeste a falta de água
    é frequente ;assim como as secas etc...
    Nós humanos devemos nos conscientizar da perda essencial para as nossas vidas (água).
    Há varias formas de mudarmos está catástrofe;iniciando-se nas nossas casas ; como por exemplo:
    -Não demorarmos nos banhos ; não lavarmos as calçadas; não deixarmos as torneiras ligadas sem utilidade alguma ; etc...
    Vamos fazer nossa parte para o meio ambiente ; em volta receberemos uma vida saudável e alegre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto está bom.Mas pode ser melhorado um pouco mais e para isso deve desenvolver melhor as frases que estão muito curtas e devem ser estruturadas em parágrafos completos. Certo! então faça.

      Excluir
  6. Olá, sou o Max Ariel, 8ª Série C, do Águia de Haia.
    O problema com a falta de água não ocorreu somente com o clima quente, e com o abuso dos moradores, mas também com a despreocupação dos "líderes" políticos em relação ao armazenamento de água.
    Pois no ano de 2010 eles foram alertados que se houvesse uma seca nos anos seguintes, a grande São Paulo não daria conta da demanda, além disso, o encanamento antigo que possuímos, desperdiça cerca de 40% da água que nos é encaminhada.
    Mas com a copa e as eleições a caminho, o "alerta" que eles receberam, foi deixado para último plano, e ao invés de fazerem racionamento enquanto ainda havia tempo, preferiram fazer premiações aos habitantes que menos consumissem água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No ano de 2010 o sistema cantareira quase transbordou em virtude do excesso de chuvas e o seu volume chegou aos 97,7%.A perda de água em função da antiguidade da rede de água é de 20%, segundo o Secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos professor Benedito Braga.

      Excluir
  7. Olá,sou Isabela Ribeiro, Águia de Haia , 8ª Série C.
    Percebesse que as represas,já não estão conseguindo manter seus reservatórios cheios, e São Paulo e outros estados sofrem com a falta da Água,para a sobrevivência da população,estão tendo que tirar do volume do morto,mais essa água,vem a causar muitas doenças e tudo isso envolve desperdicio exagerado das pessoas ao longo do tempo.
    Mais vemos que o volume morto é uma solução para hoje, e ao longo do tempo irá causar problemas futuros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve explicar um pouco melhor os seus argumentos organizando os parágrafos de uma forma clara e objetiva e chamado volume morto ou reserva técnica consiste na água que se encontra abaixo do ponto de captação e não oferece risco algum para a população, pois a água recebe tratamento antes de chegar nas casas dos consumidores.

      Excluir
  8. Olá, sou Adrielli Dias, 8ª Série C, do Águia de Haia.

    A grande seca que assola o Sudeste do país, a mais severa dos últimos 50 anos, reduziu a 15% a capacidade do reservatório Cantareira, o maior do sistema de abastecimento da região metropolitana de São Paulo, responsável por 47% da água consumida pela população. O mais preocupante é que, apesar da volta gradual das chuvas, o nível dos reservatórios continuava a cair em março, tornando plausível a hipótese de um racionamento.
    Mesmo que não ocorra, a falta de água de reposição arma um cenário pessimista para julho o mês da Copa do Mundo. São Paulo virou o exemplo da crise de abastecimento no Brasil país que detém 12% da água de superfície do planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adrielli cuidado com os dados que você cita, pois apresenta alguns erros: a seca na cidade de São Paulo teve a maior seca dos últimos 84 anos; quanto a capacidade dom reservatório ele chegou a 5% no dia 1º de fevereiro e o reservatório do cantareira no dia 1º de março chegou a 10,6% e no dia 9 de março atingiu os 12,9%.

      Excluir
  9. meu nome é Alisson Patric lima 8ªserie C, da escola águia de Haia a charge do bebedouro de água em que mostra o lado do rico jorrando agua enquanto o os pobre saindo em gotas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allisson você deve fazer uma análise sobre todas as charges relacionando as mesmas com o tema falta de água.

      Excluir
  10. Olá,sou Larissa Santos, 8ª Série C, do Águia de Haia.


    Na cabeça dos brasileiros, seca só acontece no Semiárido nordestino. A seca no Sudeste evidencia o limite do uso do recurso, nas cidades onde o crescimento populacional e industrial não é acompanhado pelo aumento da oferta de água tratada. Dados da ONU mostram que o uso da água cresceu a uma taxa duas vezes maior do que o aumento da população ao longo do último século. Enquanto a população global evoluirá dos atuais 7 bilhões para 9 bilhões em 2030, até 2025 o gasto de água deverá ser elevado em cerca de 50% nos países em desenvolvimento, e em 18% nos países desenvolvidos. Ainda existem 780 milhões de pessoas no mundo sem acesso a água potável. E até 2025, 2 milhões viverão em regiões com absoluta escassez. Como muitos já sabem, 70% da água disponível no planeta é utilizada para irrigação. No Brasil, o índice chega a 72%, com uma área irrigável de 29,6 milhões de hectares.

    ResponderExcluir
  11. Olá, somos alunos da 8 C, Carlos, Marcio e Eduardo. Da escola Águia de Haia.
    Em SP, esta ocorrendo falta de água. o nível do sistema cantareira esta em menos de 11% de sua capacidade total. Por isso devemos nos preocupar com a água. Não só onde moramos, mais no mundo inteiro.
    Temos que economizar água, para que não nos falte depois.
    por exemplo: não demorando muito no chuveiro, não lavar a calçada.
    não deixar a torneira ligada a toa.
    No planeta Terra, existe apenas 3% de água doce.
    Por isso, devemos nos preocupar e economizar.
    Para o ser humano viver precisa de água, então, cuide dela.
    Não desperdice a água a toa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Expliquem um pouco melhor essas frases finais, pois estão muito resumidas e precisam ser desenvolvidas mais detalhadamente.

      Excluir
  12. olá, meu nome é Rafaela Ribeiro Gomes, sou aluna na escola Águia de Haia,na 8ª Série C.
    como todo sabem a água é a coisa mais importante de nossas vidas.
    Pois em nosso planeta só a 3% de água doce.
    Acho que todos,podem economiza-la como : quando lavamos a roupa podemos guardar a água e reutiliza-la para lavar o quintal, em vez de lavarmos com a mangueira.
    A vida como nós a conhecemos não existe sem água, todos os nossos organismos contem água.
    A falta de água nas torneiras tenha afetado muito as populações.
    Vivemos em um mundo em que a água se torna um desafio cada vez maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indique outras formas de economia de água no dia a dia.

      Excluir
  13. Olá, sou o Max Ariel, 8ª Série C, do Águia de Haia.
    O problema com a falta de água não ocorreu somente com a falta de chuvas, e com o abuso dos moradores, mas também com a despreocupação dos "líderes" políticos em relação ao armazenamento de água.
    Pois no ano de 2011 eles foram alertados que se houvesse uma seca nos anos seguintes, a grande São Paulo não daria conta da demanda, além disso, o encanamento antigo que possuímos, desperdiça cerca de 40% da água que nos é encaminhada.
    Mas com a copa e as eleições a caminho, o "alerta" que eles receberam, foi deixado para último plano, e ao invés de fazerem racionamento enquanto ainda havia tempo, preferiram fazer premiações aos habitantes que menos consumissem água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir de agora o uso inteligente da água potável deve fazer parte do cotidiano de toda a população e não apenas em períodos de crise no abastecimento de água, pois a seca que atingiu a cidade de São Paulo foi a maior dos últimos 84 anos e a perda de água distribuída na rede de água é de 20%.

      Excluir
  14. Olá, sou a Hellen Cristina,8 serie C,do Aguia de Haia. Uma das coisas mais preocupantes no mundo, é a quantidade disponível de água para vida humana. Há varias formas de mudarmos está catástrofe;iniciando-se nas nossas casas ; como por exemplo:
    -Não demorarmos nos banhos ; não lavarmos as calçadas; não deixarmos as torneiras ligadas sem utilidade alguma ; etc... A água é finita por isso é necessário a economia e a reutilização da água,vamos fazer nossa parte para o meio ambiente ; em volta receberemos uma vida saudável e alegre. O fato de a água possuir um ciclo de renovação através do processo de evaporação dos mares, rios e lagos, garante sua renovação, entretanto, este recurso vital à nossa sobrevivência está se esgotando. Vamos economizar água!

    ResponderExcluir
  15. eu sou thayna portes,sou aluna da escola aguia de haia sou da 8ªC.eu li as charges e muito interessante, muitas cidades estão sem agua e precisamos da água para muitas coisas e para o mais importante pra nossa sobrevivência.temos que cuidar da nossa cidade não podemos ficar sem água igual são paulo .você não querem que nossa cidade fica igual sp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayná tome cuidado com a ortografia(maiúsculas) e indique como você em seu dia a dia pode economizar água. Tudo bem!

      Excluir
  16. Sou Nayla Padovani da 8° C DO Águia de Haia.
    Visivelmente as imagens acima são extremamente preocupante. Contudo os excesso de água gasta por todos, também preocupa muito, o gasto acima do normal também atingiu o bolso dos brasileiros.
    Então todo mundo, principalmente São Paulo que a situação de lá está bem critica, tem que economizar, porque situação é preocupante. Mais é possível mante-lá por um bom tempo, é só se conscientizar para fazer a diferencia.

    ResponderExcluir
  17. Então eu acho que em relação a falta de água , há um grande problema , pois a falta da chuva acabou diminuindo os reservatórios e com isso acabaram diminuindo em muito sua reserva de água .
    Retirando do volume morto , as pessoas já estão desesperadas , pois a muitas delas sem água nem para beber .
    o desperdicio delas acabou ajudando em muito para acabar com a água.
    mariele , Águia de Haia , 8ª Série C

    ResponderExcluir
  18. Atualmente, a falta de água no mundo, é um dos maiores problemas da sociedade, tal problema tem afetado principalmente a região de São Paulo, no Brasil, pela seca da qual o Sistema Cantareira está passando no momento, dado que até 2012, a capacidade da represa atingia cerca de 100% do total, que tem sido reduzido para até 15% nas últimas semanas. A água é um bem pra todos, e essencial pra qualquer tipo de vida no planeta, por tal razão, devemos fazer o possível pra evitar o desperdiço de água no dia a dia, pensando não só nas gerações futuras, como a nossa atual, que já tem sofrido com a falta de água.
    Gabriel Kenji Saito, 8ª Série B

    ResponderExcluir
  19. ola sou Fernanda,8 serie B
    a falta de água no brasil e por causa de muito desperdício de brasileiros ,as pessoas desperdiça muito e chove pouco e quando chove causas enchentes Mas com a copa e as eleições a caminho, o "alerta" que eles receberam, foi deixado para último plano, e ao invés de fazerem racionamento enquanto ainda havia tempo, preferiram fazer premiações aos habitantes que menos consumissem água. Então todo mundo, principalmente São Paulo que a situação de lá está bem critica, tem que economizar, porque situação é preocupante. Mais é possível mante-lá por um bom tempo, é só se conscientizar para fazer a diferencia.

    ResponderExcluir
  20. O que eu acho sobre a água ? bom a água é muito importante para todos, porque sem ela a gente não vive pois mais de 70% do nosso organismo é composto por água.
    Nós nos preocupamos muito porque a água em nossas vidas está cada vez mais pouca, portanto, o problema é que cada vez elas estão sendo mais desperdiçada por pessoas que não tem bom senso.
    As pessoas usam para lavar calçadas, carros, louças e até na hora que tomam banho ou escovam os dentes.
    Maria Eduarda & Gabriela, 8ª Série B, Águia de Haia.

    ResponderExcluir
  21. Com a falta de água está prejudicando tanto a raça humana quanto animal e vegetal. Hoje, a água é sagrada, mas muitos não perceberam a importância de tal bem para a nossa sobrevivência, por isso estão esbanjando-a como se fosse algo descartável, sem necessidade. por conta da falta de água está tendo muitas secas no estado de São Paulo.
    gente que absurdo ...
    samanta e amanda

    ResponderExcluir
  22. Estamos com uma grande seca no estado de São Paulo, e atualmente quase sem água para gente bebe e é um dos maiores problemas da sociedade e os alimentos no super mercado está cada vez mai caro
    flaviomolina 8 b

    ResponderExcluir
  23. olá somos keyth vitoria wohnrath e jhenifer caroline guiradello e thalita de marchi poli, somos alunas da 8° série B. Em relação da falta de água, nos achamos que a falta de água não é só o motivo da falta de chuva, os moradores de São Paulo por exemplo desperdiçam água sabendo que está em falta, isso também afeta o bolso de quem desperdiça.
    Acima de tudo as pessoas que estão acesso à água já estão desesperadas pois o sistema cantareira a partir de 2011 estava com 100% de água, 2012 a 2014: 30%, maio 2014: 0% a partir de junho 2014 começou a reserva técnica(volume morto), em 1° de fevereiro de 2015 : 5% e por fim 1/ de março 2015: 11,7% que estamos no dia de hoje.

    ResponderExcluir
  24. enquanto o governo investiu uma grande quantia em dinheiro na copa do mundo outros fatores foram desfavorecidos assuntos de maior interesse populacional como a escassez de agua

    ResponderExcluir
  25. Comentário de Natan e Mirella 8ªA
    Uma grande verdade no nosso país é que a falta de água está a um ponto crítico. Podemos pegar como exemplo a Cantareira, seu nível de água em 05/03/2015 está em 11,7% que comparado ao final do mês de fevereiro houve um acréscimo de 0,3%...

    ResponderExcluir
  26. Olá nosso nome é Vinicius Nº31 e Gabriel Vinícius Nº12 da 8º A.
    Na primeira charge entendemos que a falta de água esta dominando o estado de São Paulo.
    Como diz na charge o homem necessita comprar água para tomar banho.
    Na segunda charge o homem interpreta a água que devemos economizar água .
    Na terceira charge, está mulher acha que é brincadeira a falta d’água.
    Na quarta charge, entendemos que a falta de água já afetou vários locais.
    A quinta charge, vemos que a mulher está lavando a calçada sendo que não há necessidade.[...]

    ResponderExcluir
  27. olá somos bianca t. Larissa v. e caio c. 8 serie A .E achamos que o crescimento das cidades gera dois graves problemas: poluição e consumo. A poluição é determinada pelo lançamento e acúmulo, nas águas, de esgotos domésticos e despejos industriais. Uma vez poluída, a água não pode ser consumida, prejudicando a saúde humana, bem como as outras formas de vida. É evidente que a poluição das águas é intensificada com o aumento da pobreza. Sabemos que em regiões pobres, normalmente situadas nas regiões pobres das grandes cidades, os esgotos do banheiro e o lixo residencias, sem qualquer tratamento, são diretamente jogados em águas.
    provavelmente nos próximos 50 anos, o consumo de água deverá superar a quantidade disponível para o uso.

    ResponderExcluir
  28. Na ultima charge,o homem diz que esta gastando milhões para fazer a Copa,mas se esqueçe de um fator muito importante a "Água" que necessitamos muito dela e que está sendo usada de qualquer jeito sendo praticamente jogada no lixo.
    Podemos usar como exemplo o Cantareira que no dia 05/03 11,7% teve acrescimo de 0,3% a mais que no fim de fevereiro ...
    Késsya Sato e Victor Oura da 8 serie A

    ResponderExcluir
  29. A análise de envolver todas as charges relacionando-as entre si e não esquecer que em seus argumentos devem ser levados em consideração uma produção de texto falando sobre as formas de uso inteligente da água potável no seu dia a dia.

    ResponderExcluir
  30. Águia de Haia
    Nome: Maria Eduarda Batiston de Brito n:19
    Fabrício da silva portes n:07 8º serie C
    A água é muito importante para nosso planeta, porque sem água não sobrevivemos.
    Como outras coisas , por exemplo: sem água não podemos tomar banho , escovar os dentes , fazer comida e nem qualquer alimento.
    Muitas pessoas enfrentam ate duas horas de fila para encher garrafões de água.
    O gastros industriais era menos e sobrava mais para os habitantes , bicas, poços e nascente podem servir como fonte de água , em um cenário no qual a população tenha buscas a independência hídrica.
    Alguns locais, por exemplo podem fornecer água potável enquanto outras substancia que causa doenças devem ter o recurso usados na limpeza da casa e nas descargas.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. fvytdrcuytfytfitfiuytfiuyggyfvytfutrded654ehjkwe4dksimn4vs456ikol,mwsdx5uiklowde5s4ikjmw4qasnjmkiloi47qw5s6

    ResponderExcluir