quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

América Central



O continente americano é dividido em três partes: América do Sul, América Central e América do Norte. A Central é a que faz conexão entre as duas outras que compõe a América, limitada pela Península de Iucatão ao norte e pela Colômbia ao sul.
Características
Dividida em duas partes, Ístima e Insular – a primeira a parte continental que liga a parte sul com a norte da América, e a segunda de ilhas -, a América Central é banhada por dois oceanos, o Atlântico ao leste e o Pacífico à oeste.
Com aproximadamente 540 mil km², a América Central pertence ao continente americano que está localizado assentado na Placa Tectônica Caribeana. Ao contrário do que muitos pensam, na América Central a maioria dos países tem como idioma oficial o espanhol, e não o inglês. A região não possui grande destaque econômico, uma vez que suas economias são normalmente pouco desenvolvidas e quase sempre baseadas em agricultura, turismo e indústrias locais pequenas. Existem ainda outras atividades que são usadas como forma de renda dos moradores do subcontinente, como a extração de madeiras de lei e a caça.
Na região, a religião predominante é a Católica, no entanto, algumas igrejas evangélicas têm crescido constantemente com o passar dos anos. Além disso, é comum encontrar a prática de religiões de origem africana em diversos países.O local possui várias florestas tropicais com muitas espécies de animais e vegetais distintas, carregando uma biodiversidade riquíssima. A América Central possui basicamente o clima intertropical, uma vez que, quase em sua totalidade, está localizada na zona de mesmo nome. No entanto, devido às altitudes variadas, pode desenvolver ainda outros domínios climáticos.
América CentralFoto: Reprodução
Países
A região banhada pelo mar das caraíbas é conhecida como Caribe, justamente pelo nome do mar e abrange algumas ilhas da América Central. Lá estão 13 países independentes e 11 territórios pertencentes à outros países que serão citados abaixo.Fazem parte da América Central os seguintes países: Tobago, Trinidad, Belize, Costa Rica, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá, Nicarágua, Antígua e Barbura, Bahamas, Cuba, Barbados, Dominica, República Dominicana, Haiti,  Granada, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas.Existem ainda na região algumas dependências, que são Porto Rico, Ilha Navassa, , Ilhas Virgens dos Estados Unidos. Além disso, a França possui São Bartolomeu e São Martinho, a Holanda possui Aruba e Antilhas Holandesas e o Reino Unido possui Anguila, Olhas Cayman, Monserrat, Ilhas Virgens Britânicas e Ilhas Turcas e Caicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário