quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Oceano Pacífico


Os oceanos ocupam cerca de 70,7% da superfície terrestre, e o Pacífico, com extensão de aproximadamente 146,5 milhões de quilômetros quadrados, é o maior de todos os oceanos. Ele também apresenta a maior profundidade média: 4.049 metros, sendo que o ponto mais profundo, na fossa das Marianas, atinge 11.022 metros.
Com volume de 714,8 milhões de metros cúbicos, o Pacífico banha países da Ásia, Oceania e da América, além de estar presente na Antártica e no Ártico. Esse oceano abriga três conjuntos de ilhas de países que compõem a Oceania, denominadas Melanésia, Micronésia e Polinésia.
A maior parte do oceano está localizada na Placa Tectônica do Pacífico, que forma uma zona de convergência com as placas tectônicas das Filipinas, Eurasiana, Indiana, Nazca e a Norte-Americana. Esse fenômeno é responsável por maremotos, atividades vulcânicas e falhas geológicas.
Em virtude de sua extensão, ele está presente nas cinco Zonas Climáticas: Glacial Ártica, Temperada do Norte, Intertropical, Temperada do Sul e Glacial Antártica. Com isso, as temperaturas das águas variam conforme a localização. Nas regiões próximas à linha do Equador, a temperatura pode atingir até 30 °C; e conforme se desloca para os polos, a temperatura diminuiu, chegando ao ponto de congelamento em algumas áreas.
Outra característica do Oceano Pacífico é a grande quantidade de mares, sendo que os principais são: Mar de Bering, Mar do Japão, Mar Amarelo, Mar da China Oriental, Mar da China Meridional, Mar de Java, Mar de Arafura, Mar de Salomão, Mar de Sulu, Mar de Corais, Mar das Filipinas, Mar de Sonda, entre outros.
Por Wagner de Cerqueira e FranciscoGraduado em Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário