terça-feira, 6 de janeiro de 2015

As Enchentes e o Lixo em São Paulo



Por Natali Valéria
Enchentes são fatores que geram grandes índices de mortes na cidade. Tempestades acompanhadas de ventos de quase 100Km/h deixam rastros de destruição, pessoas desabrigadas, além de deslizamentos de terra.
Mesmo quando a chuva dá tregua, o trânsito fica totalmente comprometido e o sistema de telefonia inoperante, prejudicando assim, o comércio como um todo.
No dia 8 de setembro, após feriado da independência, a cidade sofreu mais um dia de destruição. As marginais Pinheiros e Tietê permaneceram interditadas por cerca de 5 horas e meia, e só foram liberadas após escoamento das via fluviais que estavam cheias de lixos.
Na região da rua 25 de Março eram os ambulantes quem recolhiam os restos amontoados nos bueiros, e os próprios reclamavam a falta de varredores de rua.
Com tanto lixo espalhado pela cidade, fica praticamente impossível não sofrer prejuízos causados pelas enchentes. No centro da capital não é dificil flagrar calçadas repletas de sujeiras, caixas de papelão, garrafas e plásticos.
O combate às enchentes realizado com dinheiro de cofres da Prefeitura de São Paulo, consumiu de janeiro à julho deste ano o total de R$ 132,8 milhões, ante R$ 112,3 milhões desembolsados no mesmo período considerando o exercício de 2008.
Mesmo com grandes especulações de que o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab tivesse cortado verbas para a manutenção e limpeza da cidade, o mesmo afirmou à imprensa que não reduziu investimentos para o controle de enchentes em São Paulo, mas que apesar da considerável redução no orçamento da limpeza pública, atribui a culpa à seus antecessores que não tiveram uma política adequada. Kassab alega ainda, que as enchentes não têm a ver com cortes na limpeza pública que foi de 20% neste ano.
Em entrevista ao telejornal global SPTV, o prefeito afirmou que 08 de setembro, foi um dia atípico. "Com intensidade inesperada, a cidade foi pega de surpresa, e mais de 903 milhões de reais é absurdo por se tratar apenas de "lixo" ."
No que se diz respeito às obras de ampliação das marginais, o Prefeito acredita que não está prejudicando o meio ambiente. "é uma obra importante para a cidade de SP, as prioridades são para o sistema viário, transporte público, e as marginais precisam dessa obra. A importância da obra vai muito além do dano que poderia ser causado ao meio ambiente e à impermeabilizacão."
Mas com tantos prejuízos a principal responsável pode não ser a Prefeitura de São Paulo, pois a ocupação desordenada de populares, dificulta a limpeza dos córregos e rios, além das ligações clandestinas de esgotos e improvisos de canalização, que desaguam nos rios Pinheiros e Tietê que estão totalmente poluídos.
Um dos bairros freqüentemente prejudicados é o Jardim Vergueiro, no extremo sul de São Paulo. A região sempre sofreu grandes danos causados pelas fortes chuvas inesperadas, durante os meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Outubro.
O nível das enchentes ultrapassava a altura dos muros e residências, além de uma escola pública que sofria todo tipo de prejuízo.
"A população que invadiu a região do córrego, atrás do colégio Vianello, utilizava o rio como depósito de lixo, móveis e etc. A Prefeitura chegou a instalar lixeiras coletivas para reeducar esses moradores". Afirma Erika Fernandes, Professora do colégio.
A reeducação da população pode trazer um grande diferencial na vida dos paulistanos, e foi desta maneira que o bairro Jd Vergueiro pôde notar a diferença neste ano, de acordo com a professora."Por muitos anos a escola Alfredo Vianello sofreu muitos prejuízos, perdendo todo tipo de material, ficha de alunos, merenda, computadores, livros e etc. Esse quadro mudou, graças ao trabalho de conscientização feita pelos próprios alunos com o projeto Agenda 21, que visava orientar a população quanto à preservação do meio ambiente. A única iniciativa da prefeitura foi instalar as lixeiras coletivas, para minimizar o impacto ao meio ambiente, mas o córrego continua correndo á céu aberto".Deparando-se com tantos casos registrados na cidade, encontramos fatores que merecem atenção. Programas de conscientização ambiental, podem transformar locais hoje afetados e destruídos, em bairros organizados e adequados para moradia, além do bem estar da população e do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário