sábado, 3 de janeiro de 2015

Geada e Granizo


geada é um fenômeno que ocorre quando a temperatura está muito baixa (abaixo de 0ºC). O vapor de água  presente no ar sublima (passa do estado gasoso direto para o estado sólido, sem passar pelo líquido) devido ao frio intenso, formando cristais de gelo sobre qualquer superfície.
Geada sobre a grama, ao amanhecer. Foto: Mayovskyy Andrew / Shutterstock.comGeada sobre a grama, ao amanhecer. Foto: Mayovskyy Andrew / Shutterstock.com
A principal causa da geada é um fenômeno chamado de “advecção de massa de ar polar”: “advecção de massas de ar” é quando uma massa de ar se desloca horizontalmente através das isotermas de uma região para outra substituindo outra massa de ar com diferentes características de temperatura, podendo causar uma queda ou aumento brusco de temperatura. (Isotermas= linhas traçadas sobre um mapa e que ligam dois pontos com mesma temperatura do ar).
Existem dois tipos de geadas com relação a agricultura: a geada negra, que costuma congelar a parte interna das culturas; e a geada branca, que é a geada comum que congela a parte externa das culturas formando uma camada de gelo branca.
Para que ocorra a geada é necessário que o céu esteja limpo, sem a presença de neblina. Não pode haver vento (o que favorece a formação de geada branca) e a temperatura de relva (medida a mais ou menos 1,5 metro do chão) não pode ser maior que 4ºC.
Algumas características do relevo também influenciam na formação ou não de geada. Por exemplo, em depressões ou vales, costumam se formar acúmulos de ar frio que desce das montanhas propiciando o acúmulo de gelo. Regiões montanhosas ou muito altas, também costumam ter geada regularmente.
Outro fator que influencia as geadas é limpidez do ar. Em regiões muito poluídas, o fenômeno não é tão comum, pois a presença de partículas suspensas (material particulado) dificultam a formação de cristais de gelo.
A água, ao seguir seu ciclo hidrológico, evapora subindo para camadas mais altas da atmosfera e vai se acumulando em forma de nuvens. Algumas, conhecidas como cumulus-nimbus atingem alturas muito grandes (grande desenvolvimento vertical) de até 1600 metros, e tem movimentos intensos em seu interior.
Granizo. Foto: swa182 / Shutterstock.comGranizo. Foto: swa182 / Shutterstock.com
empuxo (força que age de baixo para cima, contrária à gravidade) faz com que as gotículas de água no interior da nuvem subam até atingirem uma altura onde a temperatura é muito baixa, o que faz com que elas congelem e caiam novamente. Isso ocorre até que a gota, agora uma pedra de gelo, atinja um tamanho e peso suficiente para vencer o empuxo e cair na forma de chuva.Também chamada de saraiva, a chuva de granizo, costuma ser bem concentrada devido ao tipo de nuvem que a origina, O tamanho das pedras de gelo vai depender da intensidade da nuvem e das forças dentro dela.
Quando as partículas de gelo têm mais de 5 mm de diâmetro são chamadas de granizo. Se tiverem menos que isso, são chamadas de neve ou granizo mole.
O granizo é um fenômeno natural inofensivo ao homem. O problema é que dependendo da intensidade da chuva de granizo e do tamanho das pedras podem ocorrer danos às estruturas de casas (quebra dos telhados), carros, ou inundações e congestionamentos devido à presença de gelo nas ruas e estradas.
Outro problema freqüentemente causado pela chuva de granizo é a perda de produção pelos agricultores. Assim, como a neve ou a geada, o frio intenso das pedras de gelo, pode destruir plantações, ou mesmo, o impacto das pedras de gelo pode causar danos nas culturas.Mas, cientistas russos começaram a usar foguetes para destruir as pedras de gelo antes que elas atingissem as culturas. O foguete russo, que custa em torno de 400 dólares, se autodestrói após atingir as nuvens e liberar iodeto de prata que dissolve o granizo. Só que cientistas brasileiros, da FATEC – USP, criaram um foguete parecido que utiliza os mesmos princípios, porém bem mais barato, custa apenas 40 dólares e ainda é recuperável.
Fonteshttp://galileu.globo.comhttp://www.diariopopular.com.brhttp://www.3ciabm.mg.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário