quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Climas do Brasil- Tipos de Climas

O clima pode ser definido como um conjunto de variações sofridas pelo tempo em um determinado local. Quando queremos saber o clima de um lugar, precisamos analisar os fenômenos atmosféricos que ocorreram nos últimos 30 anos (espaço de tempo mínimo para tal análise). Outro fator importante a ser destacado, é que o clima está diretamente relacionado com a formação vegetal de cada localidade.

No Brasil, existe uma grande diversidade de tipos de clima, principalmente por ser um país com uma grande área territorial e com muitas variações de relevo e de altitude. A maior parte do Brasil está localizada em uma área de Zona Intertropical, que caracteriza-se pelos climas quentes e úmidos e terrenos de baixa latitude.Tipos de climas do BrasilTomando como base as análises climáticas que foram realizadas em todo o país, tornou-se possível estabelecer seis tipos distintos de climas. Confira quais são cada um deles e suas características.
  • Equatorial: caracteriza-se por apresentar temperaturas médias elevadas (com variação de 25°C à 27°C), amplitude térmica reduzida e chuvas frequentes durante todo o ano. Podemos encontrar esse clima em estados como a Amazônia, no oeste do Maranhão e no norte do Mato Grosso.
  • Tropical: é o clima presente no Brasil Central e que também abrange uma parte dos estados da Bahia, Piauí, Minas Gerais, Maranhão e até em Roraima. Sua principal característica são as temperaturas elevadas (que variam entre 18°C e 28°C). as estações do ano são bem definidas (uma delas com tempo seco e a outra mais chuvoso).
  • Tropical de Altitude: como o próprio nome já diz, é encontrado nas áreas mais altas, com mais de 800 metros de altitude. Os estados mais abrangidos por esse clima são o Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. A temperatura é razoável (variando entre 18°C e 22°C).
  • Tropical Atlântico: também conhecido como Tropical Úmido, esse clima sofre uma ação direta da massa tropical atlântica, que causa chuvas intensas por ser úmida e quente. A temperatura é amena (variando entre 18°C e 26°C). Podemos encontrar esse tipo de clima na área litorânea que vai do Pará ao Rio Grande do Norte.
  • Subtropical: clima que está presente na parte sul do estado de São Paulo e em praticamente em toda a área do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Por ser influenciado por uma massa polar, as temperaturas médicas são baixas (cerca de 18°C). Outra característica marcante é que o verão é extremamente quente, com temperaturas que ultrapassam os 30°C, enquanto os invernos podem registrar temperaturas negativas.
  • Semiárido: está presente no interior do Nordeste Brasileiro. A principal característica são as temperaturas elevadas (com média anual de 27°C). As chuvas são mal distribuídas e escassas, gerando períodos de seca.
Climas do Brasil - Tipos e mapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário