quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Clima Mediterrãneo



O clima mediterrâneo é conhecido por ser uma espécie de clima temperado, pois apresenta precipitações mais altas no inverno e no outono. Sua temperatura pode cair até 5°C, muito ao contrário no verão, em que sua temperatura chega a 20°C e o clima é bem mais seco.

O clima mediterrâneoFoto: Reprodução
Regiões em que se encontra o clima mediterrâneo

A região onde mais se encontra esse clima é a região costeira do Mar Mediterrâneo, por isso recebe esse nome. É o clima característico das regiões da costa grega e itálica e também em todas as ilhas do Mar Mediterrâneo. É encontrado também ao sul e litoral da Califórnia, ao sudeste da Austrália, ao sul do Chile e ao oeste do Oriente Médio.
Características do clima

O Clima Mediterrâneo é marcado por ser um clima de forte insolação, que é provocada pela ausência de nuvens no verão, dessa forma no verão o clima é muito quente com temperaturas mais baixas durante a noite. No inverno é diferente, pois o clima é mais moderado, com temperaturas que atingem 0°C.
As chuvas ocorrem de forma intensa e em maior quantidade no outono e inverno, devido à ausência de chuva no verão. A umidade relativa do ar possui uma média anual de 75%.
Também apresenta variações em seu clima conforme se afasta da costa, sendo assim apresenta dois subtipos de clima: um que está nas regiões costeiras onde a temperatura passa dos 22°C e outro nas regiões centrais aonde a temperatura quase nunca chega aos 22°C.
Fauna e flora
 A flora nas regiões de Clima Mediterrâneo é caracterizada por árvores, porém ao decorrer dos anos com a intervenção dos humanos as árvores foram substituídas por arbustos, ervas aromáticas e gramíneas. Vegetação predominante de folhas espessas e pequenas que reduz as perdas de água por evapotranspiração. Algumas plantas apresentam espinhos, o que é uma forma de segurança contra os animais, evitando que sejam comidas.  Nas áreas onde a chuva é escassa, as plantas têm suas folhas pequenas e são reduzidas, dessa forma ficam parecidas com agulhas, assim conseguem conservar a água. Algumas plantas desenvolveram adaptações que permitem resistir aos fogos que ocorrem nas estações de seca.
A fauna nessas regiões de clima Mediterrâneo é muito variada. Os animais em sua maioria são de porte pequeno, pois necessitam de pouca água e têm hábitos noturnos.  Os animais que podem ser encontrados nessas regiões podem ser coelhos, javalis, ratos do campo, veados, texugos, diversos tipos de répteis, grande variedade de aves e também insetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário