quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Clima Equatorial


Presente em locais de baixas latitudes, próximas à linha do equador, o clima equatorial pertence ao grupo de climas quentes junto ao clima tropical úmido, clima tropical seco e desértico. Este pode ser dividido em clima equatorial úmido e clima equatorial semiúmido.
Clima equatorialFoto: Reprodução
Clima equatorial úmido
Neste clima, as temperaturas são altas durante todo o ano com médias pluviométricas também altas e distribuídas de forma similar durante todos os 12 meses. Há uma estação de seca curta, pois a região é úmida constantemente na região. O clima, predominante na região Amazônica, passa por um fenômeno chamado evapotranspiração, que colabora com a grande umidade da região.
Clima equatorial semiúmido
O clima equatorial semiúmido é quente, assim como o outro, mas tem menos incidência de chuvas. O relevo é acidentado e as correntes de ar levam as massas equatoriais para o sul durante os meses de setembro a novembro. Sua média pluviométrica é mais baixa do que a do úmido, e existem duas estações bem definidas: a chuvosa e a seca.
Características
Esse tipo de clima apresenta umidade, em uma média anual de 90%, durante todo o ano e alto índice de evaporação. Além disso, as temperaturas são sempre altas, em média de 26°C, assim como a quantidade de chuvas. A pluviosidade atinge entre 2 mil e 3 mil milímetros por ano.0Vegetação e animais
A vegetação comum em localidades com este clima é muito característica, chamada de floresta equatorial. Como exemplo desta, podemos citar a Floresta Amazônica que está presente inclusive no Brasil. A região apresenta uma das maiores biodiversidades do planeta, assim como biomassa por área.
Nas regiões com este clima, predominam animais de porte pequeno e médio, como onças, peixes-boi, macacos, botos, antas, anuros e bichos preguiça na Amazônia, tigres e macacos pequenos na Ásia, e gorilas na África. As aves, no entanto, compõe a grande variedade de espécies presente no clima equatorial. Isso acontece devido à grande quantidade de alimentos como frutas e insetos nessas regiões.
Localização
Entre as regiões com esse tipo de clima, podemos citar as bacias do Congo e do Amazonas, a Indonésia, as Filipinas, uma parte da América Central, Madagascar, Malásia e o sudeste da Ásia. Comum na região próxima à Linha do Equador, concentrada em uma faixa de 5° de latitude em torno dela, esse clima também abrange a Amazônia, a Ásia e a África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário