quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

transporte Aéreo


Migrar sempre fez parte da vida humana, desde os povos mais primitivos. Com as evoluções tecnológicas, o deslocamento de pessoas e de mercadorias aconteceram imensas mudanças quanto ao modo como acontece, atualmente existem muitas opções de transporte.
Após a Revolução Industrial, a necessidade de utilização de meios de transporte intensificou-se, assim, surgiu a locomotiva, posteriormente os automóveis e logo depois os aviões, que foi um marco para a humanidade.
O transporte aéreo realiza o deslocamento de pessoas e mercadorias pelo ar (origem do nome), os veículos responsáveis são os aviões e os helicópteros.
A partir da Segunda Guerra Mundial houve a intensificação do uso de aviões como meio de transporte, pois possibilitam uma viagem rápida, independente do lugar onde se pretende chegar, tendo em vista que as viagens, antes realizadas em navios, duravam meses.
Os aviões não desempenham funções unicamente voltadas para o transporte internacional, pelo contrário, no interior dos países o fluxo aéreo é grande.
O meio de transporte em questão obteve um significativo crescimento nas últimas três décadas, com destaque para o transporte de pessoas, tal fato foi proveniente de mudanças estruturais ocorridas no setor: modernização dos aviões e acessibilidade das pessoas ao transporte diante da diminuição dos preços das passagens.
No setor de produção de aeronaves, as empresas de maior destaque no mundo são: Boeing e Airbus, que almejam fabricar modelos com capacidade de transportar até 800 passageiros, a fim de reduzir custos e oferecer o serviço com menor preço ao usuário.
O transporte de pessoas tem crescido muito, porém o mesmo não acontece com o de cargas. O transporte aéreo de cargas possui um elevado custo decorrente da incapacidade de deslocamento de grande volume, além disso, os gastos com manutenção (peças de reposição) das aeronaves e também com petróleo são elevados. Desse modo, o transporte aéreo de cargas ocorre somente em casos específicos: cargas leves, produtos perecíveis e necessidade de agilidade na entrega ou recebimento de algo. Apesar da importância que esse meio de transporte exerce no mundo, ele tem enfrentado diversas crises, que são provocadas pelo elevado custo de funcionamento dos aviões e atividades administrativas, esse processo ocorre em lugares distintos do globo. No ano de 2007, o Brasil enfrentou um “apagão aéreo”, fato desencadeado por uma crise econômica no setor, causando, em alguns casos, a falência de algumas empresas do ramo.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário