quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Região Hidrográfica do Atlântico Sudeste




Regiões hidrográficas são porções territoriais que englobam uma bacia hidrográfica ou um conjunto de bacias com características naturais e socioeconômicas semelhantes. A Região Hidrográfica do Atlântico Sudeste é uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, de acordo com a classificação realizada pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).Com área de 229 mil quilômetros quadrados, a Região Hidrográfica do Atlântico Sudeste está presente em territórios dos quatro estados da Região Sudeste do Brasil (Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro), além de uma pequena porção da zona litorânea do Paraná.
Essa região hidrográfica abriga um grande contingente populacional – mais de 25,6 milhões de pessoas. Outro destaque é a concentração de indústrias e a realização de atividades agropecuárias mecanizadas. Essas características fazem com que o consumo de água seja bastante elevado, no entanto, a disponibilidade é pequena para suprir toda a demanda.
A vazão média da Região Hidrográfica do Atlântico Sudeste corresponde a aproximadamente 2,1% do total do país. Os principais rios são o Paraíba do Sul, com extensão de 1.150 quilômetros, e o Doce, que percorre uma distância de 853 quilômetros. Outros rios de grande importância são: Jacu, Itapemirim, Ribeira de Iguape, São Mateus, entre outros.
A Região Hidrográfica do Atlântico Sudeste apresenta paisagens litorâneas, mata atlântica (bastante desmatada) e manguezais. Os principais problemas registrados são a ocupação irregular do solo e de encostas, retirada da mata ciliar, além da intensa poluição hídrica, causada pelo lançamento de efluentes sem o devido tratamento.
Por Wagner de Cerqueira e FranciscoGraduado em GeografiaEquipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário