segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Complexo Regional do Nordeste


Graduado em Geografia


Uma das mais importantes regionalizações produzidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi a divisão ou classificação do país em complexos regionais ou macroregiões. Uma delas é o complexo regional do Nordeste.


O Nordeste é marcado e muitas vezes caracterizado pelo problema da seca. A população dessa região representa 25% do total de pessoas que se encontram distribuídas no território. Apesar de ser considerado relativamente povoado, o Nordeste detém uma distribuição populacional bastante irregular, uma vez que a zona da mata possui grandes aglomerações de pessoas nos principais centros urbanos situados nessa sub-região, enquanto que o sertão e o agreste são despovoados.

Há uma grande disparidade socioeconômica na região, pois existe um grupo extremamente restrito de pessoas que vivem em elevados padrões de vida, a maioria da população convive com a miséria, a fome, além de doenças.A economia nordestina em relação aos outros complexos é a que apresenta maior ligação com as atividades tradicionais, como o extrativismo vegetal, mineral e animal. São muitos os fatores que impedem a inserção da mecanização e modernização em diversos ramos produtivos, isso dificulta a diversificação e o desenvolvimento geral do complexo regional nordestino. Essa configuração favorece o surgimento dos piores indicadores sociais do país. Embora muitas empresas tenham recentemente se instalado na região.

Por Eduardo de Freitas



Nenhum comentário:

Postar um comentário