terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O Desenvolvimento das Técnicas e das forças Produtivas



Países como Brasil, Argentina e México esperaram quase cem anos para iniciar o processo de industrialização e desenvolvimento das técnicas, esse atraso é denominado de industrialização tardia, tendo em vista que a primeira Revolução ocorreu na Inglaterra no final do século XVIII, início do século XIX.
Muita coisa mudou após a primeira Revolução industrial, houve uma evolução nas técnicas, que favoreceu o desenvolvimento e deu origem ao período atual, que é denominado de terceira Revolução Industrial (técnica, científica, informacional); e um incremento nos meios de comunicação, que acelerou o processo de globalização.
O papel do capital na Economia Globalizada
Capital Produtivo: Investimentos em longo prazo, capital aplicado na cadeia produtiva, como construção de indústrias e fábricas.
Capital Especulativo: Geração de lucros em curto prazo, esse capital é voltado para a aplicação em bolsas de valores, no comércio de ações, compra e venda de câmbio (moedas) e compra de títulos de dívida pública.Esse tipo de investimento é bastante praticado nos dias atuais por causa dos meios de comunicação, que diminuíram as distâncias; hoje é possível verificar através da internet, televisão e jornais os melhores mercados de investimento.
As transnacionais
São grandes empresas ou grupos empresariais que atuam fora de seu país de origem, e que têm expandido seus fluxos de capitais, além de atuar de forma determinante nas economias fragilizadas onde estão instaladas.
Transformações no sistema de produção
Fordismo: Prática de produção industrial, criada por Henry Ford, que adotou um sistema de produção onde o trabalhador permanecia parado e o produto se locomovia em uma esteira rolante, esse procedimento tinha como finalidade diminuir o tempo de produção e aumentar a produtividade.
Novas relações de trabalho
O desemprego tem provocado um novo ramo de atividade chamado de setor informal. Os trabalhadores informais são aqueles que, desempregados, trabalham na informalidade, como os lavadores e vigias de carros, diaristas, vendedores ambulantes e etc. Essa atividade também é chamada de subemprego ou desemprego disfarçado, já que os trabalhadores não têm direito à 13º salário, férias, seguro desemprego, aposentadoria e todos os outros direitos previstos pela Constituição Federal.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário