quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Créditos de Carbono


O mundo atual tem passado por grandes problemas de ordem ambiental e uma das soluções encontradas na tentativa de solucionar os danos ambientais causados pelos gases poluentes na atmosfera foi a criação dos créditos de carbono.
O termo “créditos de carbono” surgiu com a criação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) na reunião para assinatura do Protocolo de Quioto. O acordo entrou em vigor em 2005 e contou com a assinatura de 160 países que concordaram que os países desenvolvidos tinham que reduzir a emissão de gases causadores do chamado Efeito Estufa.
Os créditos de carbono são certificações dadas a empresas e indústrias que conseguem reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. É um tipo de moeda trocada por diversos setores da economia através da adoção de medidas alternativas como reflorestamento, troca de energias fósseis por energias renováveis, controle de poluição, projetos de produção sustentável entre outros.
Cada tonelada de COque é absorvida (sequestro de carbono) ou a quantidade de gases poluentes que deixam de ser produzidos pela empresa classificada como poluidora é convertida em uma unidade de crédito de carbono, que é negociada em dólar no mercado mundial.
Também foram propostas algumas soluções e medidas que auxiliam essa redução de emissão de gases poluentes.
O mercado de carbono tem crescido cada vez mais e se tornou um negócio lucrativo tanto para as empresas quanto para os produtores. Esse mercado inclui também ações em bolsas de valores e mercado voluntário, onde uma empresa que não é poluidora gera créditos de compensação e os vende para uma empresa poluidora. Nesse mercado ainda é incluído um limite para a emissão de gases,que gera permissões de emissão e, dessa forma, ocorre uma negociação entre as empresas para que elas possam vender o excedente de créditos de carbono.
Algumas medidas podem ser tomadas pela sociedade em geral para reduzir a emissão de gases poluentes e diminuição da quantidade de CO2, que incluem ações do cotidiano na própria casa, no trabalho e durante o lazer, tais como: trocar o automóvel por um meio de transporte considerado mais limpo - como bicicleta, ou então escolher automóveis movidos por combustíveis menos poluentes, economizar energia elétrica, reduzir o consumo de plástico, etc.
Países que emitem muitos gases poluentes na atmosfera investem em créditos de carbono
Países que emitem muitos gases poluentes na atmosfera investem em créditos de carbono
Por Suelen Alonso
Mestre em Geografia







Nenhum comentário:

Postar um comentário