quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

G20 Países em desenvolvimento


O G 20 foi criado no dia 20 de agosto de 2003, na preparação para a V Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC). É um grupo composto por países em desenvolvimento, cujo objetivo principal é a elaboração de projetos para a atividade econômica agrícola, o principal tema da Agenda de Desenvolvimento de Doha.
É importante citar a existência de outro grupo denominado G 20, que une países desenvolvidos e outros em desenvolvimento para discutir sobre economia. Ele é chamado de G20 financeiro, diferentemente desse grupo que é formado apenas por países em desenvolvimento, cujo tema principal é a agricultura.
O G 20 possui, atualmente, 23 países membros de diferentes continentes, são: 5 países da África (África do Sul, Egito, Nigéria, Tanzânia e Zimbábue), 6 da Ásia (China, Filipinas, Índia, Indonésia, Paquistão e Tailândia) e 12 da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela).
O grupo foi criado para tratar dos interesses em agricultura, que são comuns à maioria dos países em desenvolvimento, no que se refere à eliminação de práticas que distorcem o comércio e a produção agrícola; a busca de aumento substancial de acesso a mercados; e desenvolvimento rural, segurança alimentar e necessidades de subsistência dos agricultores nesses países.
O G 20 realiza diversas reuniões entre os representantes de cada nação, onde o tema central são as negociações sobre a agricultura. Esse grupo consolidou-se como interlocutor essencial e reconhecido nas negociações agrícolas. Os principais motivos que fazem desse grupo tão importante são: a participação dos seus membros na produção e consumo de produtos agrícolas; sua população é de aproximadamente 60% da população mundial; possui cerca de 70% da população rural do globo; é responsável por mais de 26% das exportações agrícolas mundiais.
A união desses países fortalece a atuação em busca do desenvolvimento econômico, proporcionando maior interação do grupo com outras organizações da OMC.
Na busca da construção de um sistema de comércio multilateral agrícola mais justo, o G 20 busca integrar plenamente a agricultura em um sistema multilateral de comércio justo e baseado em regras, e conciliar interesses agrícolas divergentes entre os países membros do próprio grupo, buscado sempre negociações justas em que todos sejam beneficiados.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário