sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Maremotos



maremoto é a propagação de ondas em elevado grau de velocidade no ambiente marinho em função da ocorrência de algum sismo ou atividade tectônica sob o relevo submarino. Também chamado por tsunami, ele pode resultar em um efeito arrasador quando atinge a costa continental, pois provoca ondas muito fortes e gera a destruição de tudo o que encontra pela frente.
O que diferencia um maremoto de uma onda comum é a sua intensidade. Em termos de altura, até existem ondas normais que apresentam alturas superiores às registradas nos maremotos, mas sem a força arrasadora que eles possuem. Além disso, o volume d'água dos maremotos é muito superior, pois trata-se do deslocamento repentino de um gigantesco bloco de água salgada.
O que causa um maremoto?
A causa dos maremotos está vinculada aos processos tectônicos, ou seja, às atividades provenientes das zonas de encontro entre duas placas tectônicas. Confira o esquema a seguir:
Esquema explicativo da causa dos maremotos
Esquema explicativo da causa dos maremotos
Basta uma reacomodação em uma área de tensão geológica localizada em ambiente oceânico para que os maremotos ocorram. Com a agitação anômala das águas, ondas gigantes formam-se, ameaçando gravemente áreas continentais próximas.
Afinal, é maremoto ou tsunami?
Muito se questiona sobre a diferença entre maremoto e tsunami. Do ponto de vista do significado das palavras, as duas expressões representam o mesmo fenômeno, porém com etimologias distintas. A palavra maremoto vem do latim mare (mar) + motus (movimento), enquanto tsunami vem do latimtsu (porto) + nami (onda). A expressão japonesa popularizou-se no português brasileiro, enquanto a expressão latina continua sendo mais frequentemente empregada no português de Portugal.
No entanto, em algumas definições, os maremotos são designados como qualquer movimentação anômala do mar proveniente de um terremoto, ou até de um terremoto no ambiente oceânico, enquanto os tsunamis seriam as ondas provocadas por um maremoto. Em outra perspectiva, é considerado tsunami somente quando os terremotos atingem alguma área continental, provocando efeitos sobre a superfície terrestre. Oficialmente, porém, maremotos e tsunamis são considerados como o mesmo fenômeno.








Nenhum comentário:

Postar um comentário