quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Declínio do crescimento populacional


A população mundial deverá parar de crescer depois de 2070, segundo a previsão de pesquisadores do International Institute for Applied Systems Analysis, para eles a população do mundo crescerá apenas nos setenta próximos anos e atingirá cerca de 9,3 bilhões de pessoas, depois haverá um declínio e estabilizará em 8,4 bilhões.
Atualmente a população mundial é de 6,2 bilhões de pessoas, o acesso a melhores condições de vida e o constante avanço da medicina proporciona uma crescente elevação na expectativa de vida, mas mesmo assim as taxas de natalidade deverão cair, isso segundo o demógrafo Wolfgang Lutz. Além disso, para Lutz, a diminuição da população será promovida pelas próprias pessoas que vão ter cada vez menos filhos, visando oferecer uma melhor qualidade de vida aos seus descendentes, se consolidando assim como uma mudança cultural.
Em contrapartida, a diminuição nas taxas de natalidade provocará o envelhecimento da população, no mesmo estudo foi previsto que o percentual de pessoas com mais de 60 anos que hoje representa 10% alcançará cerca de 34% até o final desse século.
As previsões não são invariáveis, pois depende da região ou país, Lutz diz que os países pobres presentes na África e Ásia ainda apresentarão crescimentos significativos, a população da África, por exemplo, deverá dobrar mesmo com as epidemias de AIDS e outras doenças. Salvo os continentes citados, as outras regiões do planeta terão que aprender a lidar com a questão do envelhecimento da população mundial.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário