terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O Euro



O euro é uma moeda que circula nos países europeus pertencentes à União Europeia, foi criada para facilitar as transações comerciais dentro do Bloco Econômico (UE), no entanto, somente treze nações a adotaram: Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal.
Os países que fazem parte da EU e não adotaram o euro como moeda são: Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, República Checa, Reino Unido, Romênia e Suécia, pois temiam que a moeda não tivesse estabilidade e pudesse desvalorizar, além do receio de perder a autonomia.A implantação do euro como moeda única passou por duas fases. A primeira fase marcou a utilização da moeda restritamente ligada às relações comerciais e financeiras, como bancos e bolsas de valores, ou seja, sem a circulação de moeda corrente. Nessa etapa o euro tinha caráter escritural, fato que aconteceu doravante ao dia 1° de janeiro de 1999. As moedas usadas nesse período foram as dos países integrantes.
Na segunda fase, a moeda começou a circular a partir de 1° de janeiro de 2002. Inicialmente, a moeda foi usada por 12 países. Cinco anos mais tarde, em 2007, a Eslovênia aderiu ao euro.
Os países que ainda não fazem uso da moeda única do bloco terão que atender aos requisitos estipulados pela União Europeia vinculados ao setor econômico. Importantes países se negam a usar tal moeda, como o Reino Unido, a Dinamarca e a Suécia. Escolha essa que não vale mais para os possíveis novos integrantes da União Europeia, uma vez que a adesão ao euro é um dos pré-requisitos para entrada no bloco.
Por Eduardo de FreitasGraduado em Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário