terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Geopolítica Ambiental



A Revolução Industrial que ocorreu no final do século XVIII e início do século XIX, transformou os aspectos do espaço geográfico, surgiu primeiro na Inglaterra e depois se espalhou para outros países da Europa e Estados Unidos.
O desenvolvimento das técnicas impulsionadas e financiadas pelo capital das indústrias criou uma porção de necessidades de recursos minerais e energia para manter em funcionamento a atividade industrial.
O consumo tem crescido muito nas últimas décadas, decorrentes do modelo de sociedade consumista e também por causa da densidade demográfica atual, cerca de 6,7 bilhões de pessoas.
 Então se verifica que para suprir as necessidades dessa quantidade imensa de pessoas é preciso retirar uma grande quantidade de recursos naturais (água, solo, minerais, madeiras etc.), isso sem considerar os detritos gerados e lançados na natureza (lixo, esgoto, gases etc.).
A questão ambiental gerou discussão a partir da década de 70, doravante foram ocorrendo várias conferências, encontros, congressos para discutir o futuro do planeta, mas esses movimentos sempre se esbarraram em barreiras impostas por nações desenvolvidas que não admitem diminuir o seu crescimento econômico e, assim, não assinam acordos de compromisso de redução dos impactos ambientais provocados pelo modelo questionável de desenvolvimento.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia





Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário