terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Epirogênese e Orogênese


O relevo é formado a partir de fatores internos (endógenos) e externos (exógenos), os internos ou endógenos são provenientes de movimentos tectônicos ou de massas continentais.
Os movimentos tectônicos são reconhecidos de acordo com o tipo de deformação que produz nas placas, além da intensidade das forças empregadas nas mesmas. Nesse sentido, existem dois tipos de movimentos denominados de epirogênese e orogênese.
Epirogênese
Epirogênese é uma expressão criada por Gilbert, em 1890, a denominação teve como objetivo principal designar o fenômeno geológico que resulta em movimentos tectônicos no sentido vertical. Caso esse movimento seja para cima, recebe o nome de soerguimento e para baixo, subsidência.
Orogênese
Orogênese é um movimento tectônico que ocorre de forma horizontal, e pode ter duas configurações: convergente, quando duas placas se chocam; e divergente, quando duas placas se afastam. A primeira provoca o surgimento de dobramentos e cordilheiras e a segunda responde pela formação das dorsais (cordilheiras submarinas).
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário