segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Taxa de mortalidade e de natalidade



Para quantificar o crescimento natural ou vegetativo de uma dada população, é preciso conhecer dois importantes conceitos: a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. Isso porque natalidade e mortalidade indicam quantas pessoas nascem e quantas pessoas morrem, sempre em proporção ao número total de habitantes, o que nos permite determinar o quanto uma dada população aumentou durante um determinado período.
Taxa de natalidade (TN): número de nascidos vivos em permilagem, ou seja, número de crianças nascidas para cada mil habitantes.
Exemplo: se em uma cidade, de cem mil pessoas, nasceram 15 000 crianças durante um ano, então a taxa de natalidade é de 15‰ (quinze por mil).
Taxa de mortalidade (TM): número de falecimentos em permilagem, ou seja, o número de mortes para cada mil habitantes.
Exemplo: se na mesma cidade, de cem mil pessoas, houve 10 000 mortes durante um ano, então a taxa de mortalidade é de 10‰ (dez por mil).
A partir dos dados fornecidos no exemplo acima, podemos calcular a taxa de crescimento vegetativo da cidade em questão. Para isso, basta diminuir a natalidade pela mortalidade. Veja:
CV = TN – TM
CV = 15‰ - 10‰
CV = 5‰
Portanto, nessa cidade, o crescimento foi de 5 por mil, ou seja, para cada mil habitantes, aumentaram cinco pessoas durante o período de um ano.
Em geral, o que podemos notar é que, se um país apresenta uma elevada taxa de natalidade, mas também uma elevada mortalidade, o crescimento vegetativo ao final não será alto. Mas se nesse país as condições sanitárias apresentam relativa melhoria, a tendência é haver menos mortes, o que impulsiona uma explosão demográfica.
Esse cenário é particularmente típico de países subdesenvolvidos, a exemplo da Nigéria, que apresenta acentuados níveis de crescimento populacional. Mas a tendência, segundo a teoria da transição demográfica, é haver uma diminuição da natalidade a médio prazo, estabilizando o contingente populacional. Foi assim que aconteceu na Europa e também em países emergentes, tais como o Brasil e a Turquia.

Por Rodolfo Alves Pena
Mestre em Geografia


Nenhum comentário:

Postar um comentário