quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Primeiro Mundo


Segundo a Teoria dos Mundos, Primeiro Mundo é o nome usado no período da Guerra Fria para designar um conjunto de países capitalistas de economias desenvolvidas, atualmente são chamados de países desenvolvidos, centrais (ricos), que possuem elevados indicadores sociais.
Diante das características apontadas, a população desses países usufrui de um alto padrão de consumo, fato proveniente da elevada renda per capita.
A quantidade de novos produtos para o consumo é expressiva, por isso compra-se muito, mesmo que não seja para suprir as necessidades básicas (supérfluo).
Com base nessa informação, se o restante do mundo tivesse esse mesmo nível de consumo, os recursos não seriam suficientes para abastecer todos os países.
Em países com esses aspectos há distribuição de renda relativamente justa, desse modo, a diferença de classes sociais não são tão grandes, ou seja, a “distância” entre um pobre e um rico, por exemplo, não é exorbitante. Situação como essa é resultado da intervenção governamental, cobrando maiores taxas tributárias daqueles que detêm maior poder aquisitivo.

A cidade de Nova York (EUA) é um dos maiores centros financeiros do planeta.
Os tributos são, obrigatoriamente, revertidos em serviços sociais, como escolas, moradias, estradas, hospitais, previdência, entre outros programas que visam garantir à população uma elevada qualidade de vida.
Genuinamente, em países de Primeiro Mundo, a democracia tende a ser praticada, uma vez que o Estado sofre reivindicações dos cidadãos e as reconhece e busca executá-las.
Os fatores que colocaram alguns países nessa categoria foram, sem dúvida, o processo de industrialização de forma pioneira, a revolução agrícola e a urbanização gradativa.
Segundo o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, são considerados países de Primeiro Mundo: Alemanha, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chipre, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, San Marino, Cingapura, Suécia, Suíça e Taiwan.
Os principais aspectos que caracterizam os países de Primeiro Mundo são:
• Setor industrial diversificado.
• Economia desenvolvida e fortalecida.
• Setor agropecuário modernizado.
• Mão de obra qualificada, com uso de tecnologias em todos os seguimentos de atividade.
• Elevado desenvolvimento científico e tecnológico.
• Modernos sistemas de transportes e de comunicação.
• População urbana maior que a rural.
• População economicamente ativa inserida, especialmente, no setor secundário e terciário da economia.
• Alto índice de alfabetização.
• Excelente qualidade de vida (boa alimentação, habitação, serviço sanitário de qualidade, elevada expectativa de vida e etc.)
• Modesta taxa de crescimento natural ou vegetativo.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola











Nenhum comentário:

Postar um comentário