quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O Triângulo das Bermudas


O Triângulo das Bermudas, também chamado de Triângulo do Diabo, é uma região delimitada por linhas imaginárias no Oceano Atlântico. Sua área, que compreende as Ilhas de Bermudas, Porto Rico, Flórida e Bahamas, possui extensão de aproximadamente 3,9 milhões de quilômetros quadrados, podendo variar em virtude dos aspectos geofísicos da região.
Essa área é conhecida mundialmente pelos fenômenos “sobrenaturais”, tais como os desaparecimentos inexplicáveis de navios e aviões. O caso mais famoso é o do voo 19, no qual uma esquadrilha composta por cinco aviões simplesmente desapareceu ao sobrevoar a região do Triângulo das Bermudas, em dezembro de 1945.
Com isso, muitos começaram a acreditar que, ao passar por essa região, as pessoas pudessem ser abduzidas, entrar em outra dimensão ou ser submetidas a algum fenômeno metafísico. Porém, alguns cientistas explicam que, na verdade, a área que compreende o Triângulo das Bermudas sofre distúrbios do campo magnético terrestre, podendo provocar o naufrágio de embarcações.
Em 2010, os cientistas australianos Joseph Monaghan e David May chegaram à conclusão de que esses desaparecimentos no Triângulo das Bermudas são provocados por grandes bolhas de gás metano originadas do solo oceânico, fenômeno muito comum nessa área. Segundo esses pesquisadores, o gás atinge a superfície oceânica e se dissolve na água, reduzindo a flutuação e provocando o naufrágio de navios.
Contudo, essas teses apresentadas são contestadas por parte da comunidade científica. Sendo assim, há a necessidade do desenvolvimento de mais pesquisas para solucionar esse enigma.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário