terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Conflitos no Leste Europeu


O leste europeu e os países pertencentes à CEI (Comunidades dos Estados Independentes) enfrentam diversos problemas de ordem social, econômico, além dos constantes conflitos desencadeados por intolerância étnica e questão territorial. A CEI é composta por um conjunto de países que compunha a ex-União Soviética.
O declínio da União Soviética somada à independência das ex-repúblicas soviéticas fez ressurgir diversos focos de tensão na região do leste europeu e dos países da CEI.
Principais conflitos dos países da CEI
Na Moldávia, na parte central do país, encontra-se uma região denominada de Transdnístria, nessa área, grande parcela dos habitantes são pessoas de origem russa e ucraniana, assim, desde 1990, as etnias citadas buscam a autonomia territorial e política com o objetivo de não mais se submeterem ao controle do governo da Moldávia, que é de origem romena.
Com a fragmentação do território russo, a Ossétia do Sul ficou separada da Ossétia do Norte. Dessa forma, a primeira se estabeleceu no território da Geórgia, enquanto que a segunda encontra-se em território russo.
Desde então a Ossétia do Sul busca ser anexada ao território russo para se unir ao restante de sua etnia, presente na Ossétia do Norte, e, com isso, compor uma única república autônoma. Há tempos os ossétios lutam contra as forças georgianas.
Esse conflito reavivou-se no dia 08 de agosto de 2008, quando a Geórgia invadiu a Ossétia do Sul, e a Rússia, por sua vez, interveio e promoveu ataques ao território georgiano, invadindo-o em seguida, consolidando um conflito que já deixou dezenas de mortos e feridos.
No sul da Ucrânia encontra-se uma província chamada Crimeia, nessa região há uma maior concentração de pessoas de origem russa, desse modo, aspira anexar essa porção territorial à Rússia.
No Azerbaijão existe um conflito que se arrasta há muitos anos sem chegar a nenhuma solução. No sudoeste do Azerbaijão se encontra a região de Nagorno-Karabakh, que abriga um elevado contingente formado por armênios. O grupo étnico em questão anunciou sua independência, ato que promoveu um grande conflito armado que perdurou por quatro anos. A guerra envolveu armênios e azerbaijanos.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário