quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A Era do degelo



O aquecimento global é um fenômeno natural que ocorre na Terra em determinadas épocas do período geológico. No último século, e principalmente nas últimas décadas, a situação tomou rumos nunca vistos antes. A temperatura tem aumentado consideravelmente, tornando a situação bastante preocupante, pois o aumento do derretimento do gelo pode causar grandes problemas.
Esse processo de aquecimento é decorrente da absorção e reflexão dos raios solares que penetram na atmosfera e mantém a temperatura e os ciclos climáticos, sendo responsável então pela vida no planeta. A ação antrópica intensificou esse processo natural, ou seja, o ser humano tem emitido na atmosfera uma quantidade maior de gases poluentes, como o monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), que impedem a reflexão dos raios solares que, por sua vez, ficam aprisionados, aumentando a temperatura, principalmente na superfície.
Esse aumento da temperatura causa o degelo em várias regiões da Terra e as áreas mais afetadas tem sido as regiões do Ártico e Antártida. É um fato preocupante, pois se o derretimento do gelo continuar assim como está, ele poderá aumentar o nível dos oceanos, provocando inundação de cidades litorâneas. Além disso, o degelo pode causar morte de diversos animais, em especial os mamíferos, como o caso do urso polar.
O degelo no Ártico tem ocasionado a morte de diversos animais, como o urso polar
Áreas como a Groelândia, no Ártico, têm sentido muito essas alterações climáticas com o aumento do degelo, preocupando a população local. O degelo no alto das cadeias montanhosas tem mudado a paisagem desses locais - onde antes existia neve no topo das montanhas.
Por Suelen Alonso
Mestre em Geografia









Nenhum comentário:

Postar um comentário