terça-feira, 14 de outubro de 2014

As Coordenadas Geográficas I




As coordenadas geográficas


A orientação ou localização relativa tem limites. Ela só faz sentido se utilizarmos um ponto de referência. A rosa-dos-ventos não ajuda quando precisamos determinar a posição de qualquer ponto da superfície da Terra sem tomar um outro ponto como referência. Assim, existem outros tipos de sistema de localização.


A rede de coordenadas geográficas


Veja a seguir, os passos que levaram à construção do sistema de coordenadas geográficas, que conferem a cada lugar da Terra um endereço único:


            No século VI a.C., o filósofo grego Pitágoras chegou à conclusão de que a Terra era uma esfera. Devido à sua curvatura, os navios surgem no horizonte quando se aproximam do litoral, como aparece na figura “Navios surgindo na linha do horizonte”. De fato, o nosso planeta é uma esfera quase perfeita, apenas ligeiramente achatada nos pólos.


           Sendo uma esfera, a Terra pode ser dividida em duas metades, uma ao norte e outra ao sul da linha divisória. Podemos também traçar círculos paralelos (horizontais) e perpendiculares a esta linha divisória. São as coordenadas geográficas.


          O Equador é a linha imaginária que divide a Terra em duas partes iguais. As linhas imaginárias paralelas ao Equador descrevem círculos chamados de paralelos (linhas horizontais). Os círculos descritos pelos paralelos são tanto menores quanto mais se afastam do Equador para o norte ou para o sul. Todos os pontos atravessados por um paralelo apresentam a mesma distância em relação à linha do Equador, isto é, possuem a mesma latitude. Devido ao formato da Terra, essa distância é medida em graus, minutos e segundos. As latitudes variam entre 0º, na linha do Equador, e 90º, nos Pólos Norte e Sul.


- Os meridianos são linhas imaginárias que descrevem semicírculos e se encontram nos pólos (linhas verticais).Todos os meridianos são iguais, isto é, descrevem semicírculos de mesmo tamanho. No século XIX, o meridiano que passa sobre o Observatório de Greenwich foi escolhido como referência para o cálculo da longitude. Assim, as longitudes variam entre 0º, no meridiano de Greenwich, e 180º, no meridiano oposto, para leste e para oeste, como aparece na figura “Greenwich e os meridianos.


- A rede de coordenadas geográficas formada pelos paralelos e meridianos permite a localização de qualquer ponto da superfície da Terra. Todos eles possuem uma latitude, ou seja, uma medida angular em relação à linha do Equador, e uma longitude, uma medida angular em relação ao meridiano de Greenwich.


Latitude, longitude e fusos horários


A rede de coordenadas geográficas permi­te que cada ponto do planeta tenha um endereço único e exclusivo. Entretanto, não é sim­ples medir a distância angular de um ponto em direção ao Equador (latitude) ou em rela­ção ao meridiano de Greenwich (longitude). Vamos abordar algumas estrategias para a realização deste cálculo.


É possível calcular a latitude com base na observação dos astros no céu. No hemisfério norte, há séculos os viajantes utilizam a Estrela Polar como referência para este cálculo. Nas proximidades do pólo norte, a estrela está acima da cabe­ça do observador; na altura do Equador, a estrela está posicionada na linha do horizonte. Assim, quando um viajante move-se na direção do Pólo Norte, ele enxerga a estrela cada vez mais elevada no céu. No hemisfério sul, os viajantes costumavam utilizar como referência a Cruzeiro-do-Sul, constelação mais pró­xima do Pólo Sul celeste. Com o auxílio de um instrumento chamado astrolábio (página 23 do caderno do aluno), uma espécie de compasso inventado pe­los gregos há mais de 2 mil anos, é pos­sível estabelecer a medida em graus en­tre a estrela-guia e o horizonte e, assim, determinar a distância angular de um certo ponto em relação ao Equador, ou seja, determinar a latitude.


Para calcular a longitude, é preciso con­siderar o movimento de rotação da Ter­ra. Como já foi visto, o nosso planeta re­aliza um giro completo (360°) em torno de si mesmo a cada, aproximadamente, 24 horas. Então, a cada hora, ela gira 15° (360o/ 24 horas = 15°). Para estabe­lecer a longitude de um ponto qualquer da Terra, é preciso saber a hora exata naquele ponto e a hora exata no meridia­no de referência, ou seja, no meridiano de Greenwich. Então, a diferença entre o horário local e o horário de referência pode ser convertida em graus, determi­nando a distância angular que define a longitude. No mapa dos fusos ho­rários, os fusos que estão a leste (direita) de Greenwinch têm as horas adiantadas em relação ao horário de referência mundial, enquanto os fusos a oeste (esquerda), as horas são atrasadas em relação ao horário de Greenwich.












Nenhum comentário:

Postar um comentário