terça-feira, 14 de outubro de 2014

Orientação Relativa: A Rosa dos Ventos



Orientação relativa: a rosa-dos-ventos


Os Movimentos da Terra


       Diariamente, enxergamos o Sol “levantar-se” num lado do horizonte, percorrer uma trajetória pelo céu e “esconder-se” do outro lado do horizonte. Trata-se do movimento aparente do Sol: aparente, pois, na realidade, não é o Sol que gira em torno da Terra, mas a Terra que gira em torno do Sol. Por causa disso, muitos povos e civilizações antigas acreditaram que a Terra era o centro do Universo. Este giro é chamado de movimento de translação e se completa em um período de 365 ou 366 dias. Veja as figuras “Movimento aparente do Sol” e “Movimento de translação” nas páginas 10 e 12 no caderno do aluno. O ano bissexto visa sincronizar o calendário convencional com o solar, acrescentando, a cada 4 anos, 1 dia ao ano.


       A Terra também gira em torno de si mesma, realizando o movimento de rotação, no sentido anti-horário, que se completa em 23 horas e 56 minutos. Devido ao movimento de rotação, para um observador na superfície, parece que é o Sol que está se movimentando no céu, percorrendo uma trajetória que vai do nascente até o poente.


A rosa-dos-ventos


       Entre outras coisas, os mapas servem para definir a posição dos lugares na superfície da Terra. Para determinar a posição relativa de um lugar, ou seja, a posição de um lugar em relação a outro, é preciso usar referências. A trajetória do Sol na abóbada (céu) celeste é a mais importante dessas referências.


     O movimento de rotação se realiza no sentido anti-horário, ou seja, no sentido inverso dos ponteiros do relógio. Assim, do ponto de vista de todos os observadores situados na Terra, o Sol parece “nascer” sempre do mesmo lado do horizonte. Esse lado é chamado de leste ou oriente. O lado do horizonte onde o Sol parece “se esconder” é chamado de oeste ou ocidente. A partir da identificação do leste e do oeste, fica fácil localizar o rumo do norte e do sul. Uma pessoa de pé, quando olha para o leste, tem às suas costas o oeste, à sua direita, o sul e, à sua esquerda, o norte. Esses quatro pontos são chamados pontos cardeais. 


      Entre o norte (N) e o leste (E) temos o nordeste (NE); entre o sul (S) e o leste (E) temos o sudeste (SE); entre o norte (N) e o oeste (O), o noroeste (NO) e, finalmente, entre o sul (S) e o oeste (O), o sudoeste (SO). Estes pontos são os colaterais ou intermediários e também estão presentes nas bússolas, instrumento inventado pelos chineses há muitos séculos. A agulha da bússola funciona como um ímã, e sempre aponta para o campo magnético da Terra, situado nas proximidades do pólo norte. Estabelecido o rumo do norte, pode-se determinar o rumo dos demais pontos cardeais e colaterais. Para permitir a determinação da posição relativa dos lugares, os mapas devem apresentar a orientação. Por isso, muitas vezes, eles exibem uma seta apontada para o norte, como se fosse a agulha de uma bússola.


A localização relativa


     Com base no que aprenderam sobre os pontos cardeais e colaterais, a posição relativa de algumas das cidades do estado de São Paulo, por exemplo, é relativa, ou seja, depende do referencial escolhido. Por exemplo, a cidade A pode estar a norte da cidade B, mas ao sul da cidade C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário