sábado, 25 de outubro de 2014

União Européia


UNIÃO EUROPEIA

HISTÓRIA DA UNIÃO EUROPEIA


A origem do bloco está em 1951, quando seis países (Alemanha Ocidental, França, Bélgica, Países Baixos, Itália e Luxemburgo) fundaram a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA). Em 1957. o Tratado de Roma instituiu a Comunidade Econômica Europeia (CEE), ou Mercado Comum Europeu, antecessora da atual União Europeia (UE). Ela criou quatro liberdades fundamentais: livre circulação de mercadorias, de capital, de serviços e de pessoas.Com o Tratado de Maastricht, em 1992, nasceu a UE, nessa época, o bloco contava com 12 países-membros, após a adesão de Dinamarca, Espanha, Grécia, Irlanda, Portugal e Reino Unido. Em 1995, ingressaram Áustria, Suécia e finlândia.


 .Bandeira da União EuropeiaBandeira da União Europeia.Fonte:http://www.zazzle.com.br/bandeira_da_uniao_europeia_convites_personalizados-161640386864302486, acessado em: 26/11/2013.


Em 2002, uma nova moeda, o euro, entrou em circulação em parte da comunidade. Dos 15 países que então faziam parte do bloco, 12 adotaram o euro: Alemanha, áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos (Holanda) e Portugal.Para a utilizar o euro, os países precisam submeter-se a regras rígidas, como o corte de gastos públicos. Essa equalização dos diversos orçamentos nacionais teve influência na vida cotidiana das pessoas, com acentuada queda no poder aquisitivo da classe média dos países "pobres". Em 2004, mais dez nações ingressaram no bloco: Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia e República Tcheca. Em 2007, foram aceitas a Bulgária e a Romênia, totalizando 20 países-membros atuais. São candidatos ao ingresso a Croácia,  a Macedônia, e a Turquia, mas o bloco endureceu as regras para adesão de novos membros, e não há previsão de quando essas nações poderão fazer parte da UE. No entanto alguns Estados ainda rejeitam a adesão a União Europeia, alegando que os malefícios serão maiores que os benefícios  como: a Noruega e a Suíça em que a população, através de plebiscitos recusaram a adesão no bloco.

Mapa da União Europeia com seus 27 membros. Fonte: http://www.platanoeditora.pt/files/698/7419.jpg, acessado em: 27/11/2013.


A crise econômica iniciada em 2008, teve a sua origem nos Estados Unidos com a falência do Banco Lelhman Brothers, sendo uma consequência da globalização desregulada através da ideologia do neoliberalismo, iniciado pelo ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan e pela ex- primeira- ministra  do Reino Unido Margaret Tatcher que sobrepôs ao poder dos Estados e dos mercados financeiros.


Inevitavelmente a partir da ligação profunda entre EUA o neoliberalismo estadunidense contagiou a União Europeia, principalmente a Zona do Euro, com uma unidade monetária mais valorizada que o dólar americano. Assim origina a crise da União Europeia. A indisciplina fiscal e o descontrole das contas públicas em países da Zona do Euro em particular na Grécia arrastaram o bloco para uma crise financeira sem precedentes. Após as revelações de que o governo grego maquiavam seu nível de endividamento, títulos soberanos de diversos países da Zona do Euro foram rebaixados pelas agências de risco.



Charge da crise da UE. Fonte: http://www.freewords.com.br/crise-economica-na-uniao-europeia/, acesso em: 27/11/2013.

A crise na União Européia


Na tentativa de retirar a Grécia a crise econômica , UE e FMI (Fundo Monetário Internacional) impõe uma rígido e impopular plano de austeridade.
No início de 2013 o valor do PIB (produto Interno Bruto) dos países-membros da UE tiveram uma queda considerável: 5,3% na Grécia, 4,1% no Chipre, 3,9% em Portugal, 2,3% na Itália e 2,1% na Espanha. Esses países possuem uma dívida externa enorme, provocando esses abalos na economia da Europa e do mundo.
Devido a crise instalada na Zona do Euro a xenofobia o racismo e revolta da população se alastram por diversos países da Europa principalmente países mais endividados como: Irlanda, Grécia, Espanha e Itália. 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário