segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Muro de Berlim

Queda do símbolo da Guerra Fria


A queda do Muro de Berlim foi um dos momentos mais importantes da história e levou a grandes mudanças no mundo. A queda do símbolo da Guerra Fria ocorreu de forma pacífica, segundo protagonistas americanos.
O “muro da vergonha” não caiu da noite para o dia, foi resultado de um “processo longo e complexo”, de diversas negociações diplomáticas, afirma a então porta-voz do Departamento de Estado americano, Margaret Tutwiler.


Um dos momentos que auxiliaram na queda do muro, segundo Tutwiler, foi o discurso do presidente americano Ronald Reagan no dia 12 de junho de 1987. Na ocasião, o líder americano se dirigiu ao último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, e disse: “senhor Gorbachev, derrube esse muro”.


O autor do discurso, Peter Robinson, então funcionário da Casa Branca, diz que não tinha ciência na época que estava escrevendo um capítulo importante da história e se preocupava apenas em terminar o texto a tempo.


“Estou convencido a partir de depoimentos de alemães que viviam do lado oriental que essas palavras (de Reagan) os ajudaram a visualizar a liberdade como uma realidade possível e factível”, afirma Robinson, acrescentando que o muro foi derrubado pelas pessoas, pedaço por pedaço.


 O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,queda-do-muro-de-berlim-completa-25-anos,1589649O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,queda-do-muro-de-berlim-completa-25-anos,1589649O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,queda-do-muro-de-berlim-completa-25-anos,1589649

Nenhum comentário:

Postar um comentário