terça-feira, 11 de novembro de 2014

Climas do mundo



CLIMAS


Clima equatorial – florestas equatoriais

Região climática localizada próxima ao Equador com elevadas temperaturas e grande umidade ao longo do ano. Favorecem o desenvolvimento de uma vegetação densa, com árvores de mais de 60 metros de altura. As matas equatoriais abrigam a maior biodiversidade do mundo. 
Entre as florestas mais importantes estão:a  da Amazônia (América do Sul); a do Congo (África); e a da Indonésia e Malásia (Ásia).

Clima tropical – savanas e florestas tropicais


Nas regiões de clima tropical predominam as elevadas temperaturas e a alternância entre estações secas (inverno) e úmidas (verão). A cobertura vegetal caracteriza-se por duas formações: as savanas e as florestas tropicais. Também aparecem, nas áreas alagadas, pântanos e, junto ao litoral, mangues.


As savanas são formações arbustivas que apresentam raízes profundas, folhas grossas e troncos retorcidos. No Brasil, as savanas correspondem ao Cerrado.
As florestas tropicais são encontradas próximas ao litoral e possuem algumas características das florestas equatoriais: são densas, ombrófilas (presença de umidade praticamente o ano inteiro), heterogêneas, com espécies latifoliadas, estratificadas, com grande biodiversidade. A floresta tropical original do Brasil, denominada Mata Atlântica, recobria trechos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Esse tipo de vegetação também é encontrado na África e no Sul e Sudeste asiáticos (clima de monções). 


Clima temperado – florestas temperadas e estepes ou pradarias.


O clima temperado abrange parte do hemisfério Norte (América do Norte, Europa e centro da Ásia). No Hemisfério Sul, sua ocorrência é restrita (extremo sul da América do Sul). Caracteriza-se por quatro estações bem demarcadas, percebida nos diversos aspectos da vegetação ao longo do ano. As árvores das florestas temperadas perdem todas as folhas ou parte delas no outono/inverno (decíduas ou caducifólias). 


As formações herbáceas também são típicas dessa região climática e recebem o nome de estepes ou pradarias. São muito presentes nos papas argentinos. No Brasil, esse tipo de vegetação é denominado Campos (Rio Grande do Sul). Os pampas ou campos gaúchos apresentam clima subtropical, de transição entre o tropical e o temperado.


Clima mediterrâneo – vegetação mediterrânea


O clima mediterrâneo está restrito a pequenos trechos, normalmente próximo a desertos como na Califórnia (EUA); no Chile; nos norte e sul da África; e no sul da Europa. É caracterizado por verões quentes e secos e por invernos brandos e úmidos. A vegetação predominante é arbustiva, como as oliveiras. 


Clima frio – floresta boreal


O clima frio manifesta-se em altas latitudes e abrangendo áreas canadenses, o norte da Europa e a Sibéria (Rússia). As maiores precipitações ocorrem no verão. As temperaturas médias no inverno são inferiores a 0°, inclusive em outros períodos do ano. Nesse clima, desenvolve-se a floresta boreal, cuja vegetação é de grande porte, espaçada e relativamente homogênea, destacando-se o pinheiro.
Os exemplos dessa floresta são a taiga siberiana, a canadense e a escandinava.   

    
Clima polar – tundra


Nos extremos norte e sul da Terra, o clima é polar. São registradas as mais baixas temperaturas do planeta e a maior parte do solo coberto de gelo permanente, sem vegetação. Durante o verão, o degelo deixa o solo exposto e nele aparece a tundra, cobertura vegetal de pequeno porte.


Clima de montanha – vegetação de altitude 


Em altas latitudes, o solo permanece coberto por neve durante boa parte do ano, até mesmo em locais situados em baixas altitudes. Em regiões de baixas latitudes (clima tropical e subtropical), as áreas montanhosas apresentam diferentes formações vegetais: no sopé da montanha, a vegetação é a mesma da região do entorno; já nos locais com mais de 4 mil metros de altitude, a neve recobre o solo durante todo o ano (neves eternas). 


Clima desértico – xerófilas 


O clima desértico caracteriza-se pela aridez (escassez de água), com baixas precipitações, havendo pouca ou nenhuma vegetação. Em áreas desertas formam-se vários tipos de vegetais: plantas rasteiras (estepes); arbustos espinhosos, quase sem folhas; e cactos. Essas espécies, em conjunto, recebem o nome de xerófilas.
Os principais desertos localizam-se no oeste dos EUA, no norte e sul da África, no Oriente Médio, na Ásia central e no oeste da Austrália


Nenhum comentário:

Postar um comentário