terça-feira, 11 de novembro de 2014

Biomas e Biodiversidade



 BIOMAS E BIODIVERSIDADE


As formações vegetais são associações específicas de vegetais que se desenvolvem de acordo com o tipo de clima, relevo e solo do local em que se situam. A influência do clima é a de maior relevância, havendo uma relação entre a formação vegetal e a região climática característica.
De acordo com a estratificação ou o tamanho (ou porte) predominante na paisagem, as formações vegetais podem ser: arbóreas ou florestais, arbustivas, herbáceas ou campestres e complexas (reúnem espécies de porte variado).


As formações vegetais, especialmente as florestas, desempenham funções importantes: na proteção do solo, minimizando os efeitos do escoamento superficial; no equilíbrio ecológico; no abrigo das faunas silvestres, propiciando a preservação de espécies; na manutenção dos ecossistemas e dos recursos hídricos. 

Por bioma entende-se o conjunto de vida (vegetal e animal) definida pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria (IBGE).
O mapa abaixo identifica a distribuição da biodiversidade, isto é, a variabilidade de organismos vivos de todos os tipos, abrangendo a diversidade de espécies e a diversidade entre indivíduos de uma mesma espécie.
             
Climas e formações vegetais (Foto: Reprodução)Nível de biodiversidade no mundo (Foto: Reprodução/IBGE)
Climas e formações vegetais (Foto: Reprodução)Climas do mundo (Foto: Reprodução/SIMIELLI, M. Geoatlas. São Paulo: Ed Ática, 2010)
A confrontação dos mapas sobre biodiversidade e climas identifica e reforça  a relação explícita entre o clima (temperatura e umidade) e a formação vegetal. Desse modo, a maior diversidade de plantas e animais encontra-se na região equatorial do planeta (maiores temperaturas e índices pluviométricos), enquanto ao nos afastarmos em direção aos polos nota-se a menor diversidade de espécies (área de menor temperatura e índice pluviométrico).


Nenhum comentário:

Postar um comentário