sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Multinacionais- Marcas e Produtos

marcas



Gillette
A marca que virou sinônimo de lâmina de barbear pertence hoje à multinacional Procter & Gamble. Quando nasceu, o produto ganhou o sobrenome do seu criador, o inventor norte-americano King Camp Gillete, que em 1903 fundou a companhia Gillette Safety Razor Company.
Miojo
O macarrão instantâneo (ou lamen) nasceu em 1958 pelas mãos de Momofuku Ando, da japonesa Nissim. Testemunha dos problemas de abastecimento da 2ª Guerra, ele afirmou que pesquisava por maneira baratas e rápidas de se fazer alimentos. Décadas mais tarde, o nome escolhido para a invenção seria usado para se referir a todos os produtos da categoria, inclusive os da concorrência.
Danone
O iogurte fabricado pela multinacional Danone virou sinônimo de toda a categoria no Brasil. O alimento a base de leite é o carro-chefe da companhia, e ganhou sua primeira versão em 1919. A Danone só iniciaria suas atividades no Brasil em 1970, com o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas. No mercado nacional também fez sucesso a versão destinada ao público infantil, o Danoninho.
Leite Moça
Fabricado pela Nestlé, a versão brasileira da marca americana Milkmaid acabou se tornando sinonimo de leite condensado no Brasil. O produto americano era importado dos Estados Unidos desde 1890, mas era chamado informalmente pelos consumidores como “leite da mocinha” ou “leite da moça”, em referência ao desenho da camponesa na embalagem. Em 1931, ele seria fabricado no país, e com o nome Moça adotado oficialmente.
Sucrilhos
Os cereais em flocos ficaram mais conhecidos no Brasil como sucrilhos, marca da americana Kellogg’s, fundada em 1906. Todo o setor de cereais matinais, incluindo produtos da concorrência como a Nestlé e a Alca Foods, responde ao nome.




Nenhum comentário:

Postar um comentário