terça-feira, 5 de maio de 2015

Os Recursos Naturais na voz de Toquinho



A preservação dos recursos naturais é de fundamental importância para a manutenção da vida de todas as espécies. No entanto, as atividades humanas têm afetado negativamente a quantidade e a qualidade dos elementos essenciais para a vida: água, fauna, flora, etc. Nesse sentido, as gerações futuras são as mais prejudicadas, pois a cada dia o nível de degradação ambiental é maior.


A educação e a conscientização ambiental são primordiais para amenizar esse quadro de destruição ambiental. Portanto, o professor deve desenvolver atividades que estimulem os estudantes a pensarem sobre a importância de se preservar o ambiente.


Uma atividade que pode auxiliar nas aulas é a análise de músicas, visto que os elementos audiovisuais, se utilizados corretamente, são eficientes no processo de ensino e de aprendizagem. Existem várias músicas com letras que abordam a questão ambiental e uma delas é a canção “Herdeiros do Futuro”, uma composição de Toquinho e Elifas Andreatto. 



Entregue uma cópia da letra da música para todos os estudantes e juntos, ouçam a canção.


Herdeiros do Futuro


A vida é uma grande amiga da genteNos dá tudo de graça pra viver:Sol e céu, luz e arRios e fontes, terra e mar...Somos os herdeiros do futuroE para esse futuro ser felizVamos ter que cuidarBem desse paísVamos ter que cuidarBem desse país...Será que no futuro haverá flores?Será que os peixes vão estar no mar?Será que os arco-íris terão cores?E os passarinhos vão poder voar?...Será que a Terra vai seguir nos dandoO fruto, a folha, o caule e a raiz?Será que a vida acaba encontrandoUm jeito bom da gente ser feliz?...Vamos ter que cuidarBem desse paísVamos ter que cuidar Bem desse país...A partir dessa canção podemos detectar os elementos vitais para a sobrevivência do ser humano: Sol, céu, luz, ar, rios e fontes, terra e mar. Discuta a importância desses aspectos para a vida.Posteriormente, a letra da música apresenta os seguintes questionamentos:- Será que no futuro haverá flores?- Será que os peixes vão estar no mar?- Será que os arco-íris terão cores?- E os passarinhos vão poder voar?- Será que a Terra vai seguir nos dando o fruto, a folha, o caule e a raiz?Portanto, aborde esses questionamentos com os alunos e explique as causas e consequências da degradação ambiental. Em seguida, proponha a realização de um debate destacando as possíveis atitudes para podermos cuidar bem desse país, afinal, todos nós somos herdeiros do futuro. Por Wagner de Cerqueira e FranciscoGraduado em Geografia Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário