sexta-feira, 22 de maio de 2015

Fronteiras Permeáveis- Texto Base

As regiões de fronteira quase sempre apresentam um dinamismo econômico e uma interação entre bens e serviços, promovendo uma permeabilidade, o que significa que ocorre a passagem de produtos, pessoas e serviços para os dois lados. Isso ocorre em muitas regiões de fronteiras internacionais do Brasil. País que faz divisa com todos os países da América do Sul, com exceção do Chile e do Equador. 


O termo fronteira refere-se a uma área de contato entre dois territórios que, de certa forma, favorece a integração. Fronteira também é uma região na qual se aproxima o fim do domínio politico judicial de um país, ou ainda pode ser considerada uma frente pioneira de colonização ou ocupação.


Toda fronteira possui um limite, ele seria a linha divisória entre territórios, países,estados, ou outra unidade administrativa é o fim daquilo que mantém coesa uma unidade político-territorial.


No Brasil temos algumas fronteiras mais densa que outras (veja o mapa) nas quais há mais cidades concentradas possibilitando assim um comércio mais dinâmico entre elas, uma maior permeabilidade. A região Sul do Brasil é a que possui a maior densidade em suas fronteiras, nota-se ali várias cidades interdependentes com seus comércios, trocas comerciais cotidianas entre cidades de dois países. São vários os exemplos em toda extensão territorial do Brasil, vejamos alguns.


Gurayaramerín, na Bolívia e Guajará-Mirim, no Brasil;Letícia, na Colômbia   e Tabatinga, no Brasil;Riviera, no Uruguai e Livramento, no Brasil.São cidades separadas por apenas uma rua ou um rio e que mantém uma forte integração entre seus povos e suas atividades econômicas e comerciais.


Referência:


São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: geografia, ensino fundamental, 6ª série. vol. I. Maria Inês Fini (org.) São Paulo: SEE, 2009.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário