sexta-feira, 22 de maio de 2015

Limites e Fronteiras no Brasil


"Os limites se estendem por 23.086 Km, dos quais 15.719 Km correspondentes à linha divisória com países da América do Sul, dos quais apenas o Chile e o Equador não têm fronteiras com o Brasil. A costa brasileira se estende pelo Oceano Atlântico, cobrindo 7.367 Km. Nesta linha costeira, observa-se a ausência de acidentes geográficos de expressão: terra e mar coexistem harmoniosamente, isto é, o mar não invade a terra, e a terra não invade o mar.
Com uma área de 8.514.876,599 Km2, o Brasil configura-se como o maior País do Continente Sul-americano e, no mundo, só é superado pela Russia, Canadá e República Popular da China, se consideradas apenas as terras contínuas, e pelos Estados Unidos, levadas em conta as terras descontínuas.
Observe que o território brasileiro alcança as suas maiores dimensões na faixa entre o Equador e o trópico de Capricórnio, que compreende 90% do território nacional. Com uma forma triangular, o país tem a sua base voltada para o norte e, em consequência deste alargamento, as pontas extremas são praticamente equidistantes, sendo as medidas entre elas consideráveis: 4.394,7 km no sentido norte-sul e 4.319,4 km no sentido leste-oeste."
Pontos extremos do território brasileiro.
  • Setentrional: a nascente do rio Ailã, no monte Caburaí, Roraíma, fronteira com a Guiana. 
  • Meridional: uma das curvas do arroio Chuí, Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai. 
  • Oriental: Ponta do Seixas, na Paraíba.
  • Ocidental: as nascentes do Rio Moa, na serra de Contamana ou do Divisor, Acre, fronteira com o Peru.




Nenhum comentário:

Postar um comentário